De Serpa a Beja, tocando Beringel

00:26:14

Programa sobre património que pretende estabelecer um guia de Portugal e nos continua a conduzir, com Lagoa Henriques, pelo Baixo Alentejo, fazendo uma viagem entre Serpa e Beja, focada no património cultural, arquitetónico, religioso e no artesanato.

  • Nome do Programa: De Serpa a Beja, tocando Beringel
  • Nome da série: Portugal Passado Presente
  • Locais: Baixo Alentejo
  • Personalidades: António Augusto Lagoa Henriques
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Lagoa Henriques Produção e Realização: Francisco Manso
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Serpa, atuação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. 04m32: Homem a cavalo junto ao rio Guadiana; moinhos de água no rio Guadiana; pescador num barco de pesca a lançar rede no rio (pesca da tarrafa). 06m57: Serpa, nora mourisca; muralha dos tempos de D. Dinis; Porta de Beja, uma das três entradas originais da muralha; rapariga à janela; idosa à porta de casa; idosa sentada na rua à porta de casa; mulher a ir buscar água ao chafariz das Amendoeiras; chaminé de escuta, que permite escutar em casa o que se diz na rua; pormenores da Torre do Relógio; pormenores da fachada da Igreja Matriz com o seu portal renascença e a imagem de São Pedro; interior da Igreja Matriz. 10m25: Ruínas do castelo de Serpa; brasão da vila composto pelo escudo português sobreposto à serpe, serpente alada na origem do topónimo da vila de Serpa; mulheres a trabalhar na fábrica dos queijos de Serpa; mulher a fazer requeijão; cardos, usados na coagulação do leite cru de ovelha para o fabrico do queijo de Serpa; ovelhas a pastar; pastor; colher do pastor; interior de carvoaria que é ao mesmo tempo oficina de cadeireiro e ateliê de artesanato; carvoeiro a pesar carvão; artesão desenhar colher no tronco e a esculpir uma colher de pastor. 13m56: Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe no alto de São Gens, ou Altinho, capela padroeira de Serpa; Serpa vista da Ermida; campo de milho verde; muralha e Porta de Beja; 14m55: Beja, vista da cidade; castelo e pormenores da torre de menagem, mandada construir pelo Rei D. Dinis; janelas góticas no interior torre de menagem; arco da Porta de Évora e o arco da Porta de Avis, ambos de construção romana; vista da cidade filmada da torre de menagem; fachada da Igreja de Santa Maria no estilo gótico alentejano; "Árvore de Jessé", um trabalho em talha que simboliza a árvore genealógica de Cristo existente na capela do senhor do Rosário; inscrição na torre do relógio "Colonia Pax Julia"; cabeças de bovinos, herança da adoração romana pelo touro que permanece na heráldica da cidade. 18m37: Crianças a cantar "Oh Rama, que linda rama" na festa das malhas; Lagoa Henriques fala sobre as cartas de amor de Sóror Mariana Alcoforado dedicadas ao cavaleiro francês Noël Bouton e do seu impacto na intelectualidade francesa, junto às grades onde ela olhava as portas de Mértola; entrada do convento de Nossa Senhora da Conceição, onde Sóror Mariana entrou aos onze anos e permaneceu até à data da sua morte, hoje Museu Regional Rainha Dona Leonor; pormenores do exterior do museu, em off Eunice Muñoz lê excerto de uma carta de Sóror Mariana Alcoforado. 22m29: Claustro do convento de Nossa Senhora da Conceição revestido de azulejos quinhentistas e portal do tempo de D. João II; imagens de São João Baptista, em azulejos do século XVII e num embutido em mármore; interior da igreja revestido de talha dourada dos séculos XVII e XVIII; pormenores dos altares de São João Baptista e de São João Evangelista; lenha a arder no interior de um forno de cerâmica; fumo a sair entre os tijolos. 24m33: Beringel, oleiro a trabalhar o barro na roda; "Martírio de São Bartolomeu" de José de Ribera, pintura espanhola do século XVII e "São Vicente" dos Mestres do Sardoal do século XVI, quadros da coleção do Museu Regional Rainha D. Leonor; pormenores de portas, janelas manuelinas, arcos e passadiços nas ruas de Beja.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .