Da Coca ao Cacau

00:34:38

Programa de informação sobre a adaptação dos antigos guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e produtores ilícitos de cocaína, à nova realidade como camponeses e fazendeiros produtores de cacau, três anos depois da assinatura do acordo de paz entre o Governo e os guerrilheiros, uma reportagem da autoria da jornalista Mafalda Gameiro.

  • Nome do Programa: Da Coca ao Cacau
  • Nome da série: Linha da Frente
  • Locais: Colômbia
  • Personalidades: Mafalda Gameiro
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Mafalda Gameiro. Coordenação: Mafalda Gameiro. Produção: Maria Eugénia Pinheiro.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Reportagem suportada pelos testemunhos de Betsy Ruiz, ex-guerrilheira da FARC e dirigente ETCR; Jolima Paes, ex-guerrilheira da FARC; Jakeline Paredes, camponesa; Yina Bailon Liscano, representante ChocoAmazonic; Hector Sanz, motorista; Alberto Ortega, camponês; Manuel Correia, especialista Agronomia Tropical ISA; Francesca Orlandi, Coordenadora Componente Produtiva; Vera Vasconcelos Abreu, representante do Instituto Marquês de Valle Flôr; Maria Eunice Cuesta, camponesa; Coronel Néstor Caro, Comandante da 12ª Brigada do Exército Nacional Colombiano; Jairo Barrera Cardoso, Camponês; Luz Maria Castrillion, camponesa; Astiury Ortiz, funcionária Território Sustentável para a Paz em Caquetá; Federico Montes, ex-guerrilheiro da FARC e dirigente ETCR; Rubian Rubiano Ramirez “Tigre”, ex-guerrilheiro da FARC; Capitão Francisco Correa, Policia Colombiano, Miguel Goméz, Subdiretor Estratégico Red ADELCO, e por excertos do documentário “Guerrilla Girl” de Frank Piasechi Poulsen. Imagens noturnas da jornalista Mafalda Gameiro conduz automóvel, primeiro por alcatrão e depois por caminhos de terra batida, até ao acampamento dos antigos guerrilheiros “Água Bonita”, na província de Caquetá, na selva Amazónica; homens com pás e enxadas; responsável distribui tarefas pelas fazendas; selva. 07m11: Mulher prepara pequeno-almoço, ao lume do fogão prepara leite com chocolate; prato com bolas de cacau; apanha de cacau; fruto cacau a secar; percurso em terra batida até fazenda na floresta; plantação de cacaueiros. 11m23: Mercado de rua, venda de bens alimentares; trânsito automóvel e movimento de rua El Doncello, Caquetá; rio, crianças sentadas dentro de água; café; planos próximos do cacau pendurado na árvore; militares; obras de melhoramento das estradas de acesso às fazendas. 15m40: Percurso de cavalo até a uma herdade/plantação de canas-de-açúcar; processo de transformação; galinhas. 20m04: Ponte rudimentar de madeira sobre rio; selva; arbustos cheios de grandes pássaros brancos. 21m17: Interior e exterior de igreja; vídeo da receção aos guerrilheiros que se renderam após o acordo de paz com o Governo em 2016; rotinas na aldeia Água Bonita; casas com grafitis/murais; construção de habitações; escola. 25m53: Plantação de ananases; trabalhadores apanham a fruta; construção de fábrica de transformação; carrinha da ONU estacionada junto às plantações; jornalista Mafalda Gameiro, acompanha o ex-guerrilheiro "Tigre" no percurso na selva/floresta; imagens da televisão Caracol; vídeo da chegada dos guerrilheiros (2016); gruta, esconderijo das FARC. 30m54: Mulher ex-guerrilheira, mostra alguns objetos que usava, como um rádio pequeno e um livro/manual; mulher com bebé ao colo; bando de pássaros voa com o céu cinzento; jornalista Mafalda Gameiro regressão ao quarto, onde deitada lê o livro “Uma Guerrilla por dentro, Memórias de Resistência”.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .