D. Sebastião, Rei de Portugal

00:40:17

A figura histórica de D. Sebastião (1554-1578), detalhada pelo historiador Joel Serrão, e o desastre de Alcácer Quibir com consequências no imaginário colectivo de uma esperança utópica, simbolizada no mito sebastianista, analisada por Vitorino Nemésio.

  • Nome do Programa: D. Sebastião, Rei de Portugal
  • Nome da série: IMPACTO
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Vitorino Nemésio, Joel Serrão
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Realização: Ensaio Produção: João Martins
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Castelo dos Mouros, em Sintra: ameias, torre de menagem, campos circundantes e Palácio Nacional da Pena, filmado a partir do castelo; retratos de D. Sebastião. 05m21: Declarações do escritor Vitorino Nemésio sobre o contexto político em que D. Sebastião viveu, a Batalha de Alcácer Quibir e a origem do mito sebastianista; chafariz do Palácio Nacional de Sintra; ondas do mar, em off, Vítor de Sousa diz o poema "Para que além dos séculos despontes" do poeta Mário Beirão. 09m55: Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa: pormenor de coluna e janela de claustro, brasão no teto, janela e pia batismal; retratos de Cardeal D. Henrique, rei de Portugal e tio-avô de D. Sebastião, e de D. Sebastião; comentários do historiador Joel Serrão sobre os traços físicos e psicológicos do rei, intercalados com pormenores de quadro representando D. Sebastião. 16m00: Cavalos a puxar charrete na vila de Sintra; copas de árvores; Palácio Nacional de Sintra: fachada, janelas, chaminé cónica e pormenores de escultura em pedra; excerto do filme "Camões" do realizador Leitão de Barros, Vítor de Sousa, em off, diz excerto do Canto I de "Os Lusíadas" de Luís de Camões. 20m23: Declarações de Vitorino Nemésio sobre a dedicatória feita por Camões, em "Os Lusíadas", a D. Sebastião; Palácio Nacional de Sintra: Sala dos Cisnes com quadro de D. Sebastião e pormenor de candelabro, em off, declamação do poema "Reino de Portugal como te defende..."; quadro de Lisboa e mapa do norte de África; réplicas em miniatura de embarcações; dunas; mapa com o percurso de D. Sebastião, em África, até Alcácer Quibir; quadros retratando a batalha de Alcácer Quibir e gráficos representando a disposição dos exércitos português e do sultão marroquino Mulei Moluco; excerto do filme "Camões"; espada enterrada na areia; túmulo de D. Sebastião no Mosteiro dos Jerónimos. 30m52: Comentários de Joel Serrão sobre a postura política de D. Sebastião e a criação do mito sebastianista pelo povo; Vitorino Nemésio fala sobre a importância do mito no Brasil, lê o poema "Xácara de D. Sebastião" de sua autoria e comenta o poema "Nevoeiro" do livro "Mensagem" do poeta Fernando Pessoa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .