D. João V e a Musicologia Portuguesa

00:26:23

Programa dedicado à música erudita, no século XVII e XVIII, e a influência do rei D. João V na história da música portuguesa, incluindo entrevistas com especialistas em ciências musicais.

  • Nome do Programa: D. João V e a Musicologia Portuguesa
  • Nome da série: Percursos da Música Portuguesa
  • Locais: Lisboa, Coimbra
  • Personalidades: Jorge Matta, Ana Mafalda Castro, Manuel Carlos de Brito
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: Jorge Matta. Produtor: Margarida Lucena Vale. Realizador: Nuno Garcia.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Interior da Capela da Bemposta, onde a orquestra Divino Sospiro, interpreta "Sinfonia em fáM, 1º andamento" e "Sinfonia em fáM, 2º e 3º andamentos" de Pietro Giorgio Avondano; retrato de D. João V; gravura de Palácio e de músicos com instrumentos musicais de corda; orquestra atua com instrumentos musicais de corda e de sopro, como o violino e a flauta; retrato de Domenico Scarlatti, compositor italiano e cravista de música barroca radicado na corte portuguesa de D. João V; a tocar cravo, Ana Mafalda Castro,c interpreta excerto "Sonata para cravo" de D. Scarlatti, na Biblioteca Joanina em Coimbra; interior da Biblioteca Joanina; fachadas da Universidade de Coimbra; retrato de Carlos Seixas, nascido em 1704, foi organista da Capela Real; exterior e interior da Sé Velha de Coimbra; vista da nave e altar principal em estilo gótico; abóbada; Ana Mafalda Castro, cravista, fala dos compositores Seixas e Scarlatti e mostra pormenores do cravo, como o saltarelo; Ana Mafalda Castro, interpreta excerto de "Sonata para cravo" de Carlos Seixas; exterior do Palácio da Bemposta, conhecido por Paço da Rainha, mandado construir por D. Catarina de Bragança em finais do Século XVII; interior da Capela da Bemposta; excertos que caracterizam o concerto para cravo, de Seixas: o som virtuosístico, com escalas, com arpejos e desenhos molódicos; a orquestra Divino Sospiro, interpreta "Concerto para cravo, 1º andamento", atríbuido a Carlos Seixas. 19m26: Interiores da Igreja de São Roque, Lisboa; na Capela da Bemposta, Manuel Carlos de Brito, Universidade Nova de Lisboa, fala da música no tempo do Rei D. João V, como a ópera e as seranatas; excerto da ópera com marionetas "As variedades de Proteu" de António Teixeira; Divino Sospiro, interpreta excerto "A quel leggiadro molto" de Francisco António de Almeida, compositor e organista, que estudou como bolseiro de D. João V em Roma.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .