D. João I – Grande Rei, Grande Reinado

00:26:54

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao Rei Dom João I, "o de Boa Memória", fundador da dinastia de Avis, cujo reinado foi dominado pelo início da expansão ultramarina com a conquista de Ceuta, com o estabelecimento da aliança anglo-portuguesa, e com o início da construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória em 1386, designado Mosteiro da Batalha.

  • Nome do Programa: D. João I - Grande Rei, Grande Reinado
  • Nome da série: Alma e a Gente I
  • Locais: Batalha
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: José António Crespo. Realização: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Mosteiro da Batalha; gravura com árvore genealógica da dinastia Afonsina e da dinastia de Avis; retrato de Dom João I; estátua de bronze de Dom Duarte; retratos a óleo de Dom Afonso V, de Dom João II, de Dom Manuel I, de Dom João III, de Dom Sebastião e do Cardeal Dom Henrique; excerto de crónica de Fernão Lopes; exterior do Mosteiro da Batalha; quadro com o poeta Gil Vicente na corte; capa de edição antiga dos "Os Lusíadas", de Luís de Camões. 06m40: Exterior da Torre de Belém com a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei; interior do Mosteiro; túmulos de Dom João I e da sua mulher, Dona Filipa de Lencastre; estátua em bronze de Dom Nuno Álvares Pereira, o Condestável, a cavalo, da autoria do escultor Leopoldo de Almeida; vista da cidade de Lisboa e o Rio Tejo; Praça da Figueira; desenho a preto e branco e fotografia da época do antigo mercado da Figueira, que deu nome ao local; estátua de bronze de Dom João I no centro da Praça da Figueira, em Lisboa. 13m36: Interior do Mosteiro da Batalha com pormenores das cúpulas e do túmulo do monarca; gravuras retratando a atividade comercial da época; símbolo da Ordem militar de Avis; vista de Avis, no Alentejo; mapa Mundo; retrato a óleo do Rei Dom Fernando; quadros sobre as atividades laborais da época, sobre a morte do Conde Andeiro, sobre cenas de guerra e sobre a aclamação forçada do Mestre de Avis, como regedor e defensor do reino, pelos mercadores ricos. 22m47: Plano próximo das inscrições tumulares em latim constantes do sepulcro de Dom João I, elogio fúnebre redigido pelo seu filho, Dom Fernando; gravura sobre a batalha da conquista de Ceuta; imagens da cidade de Ceuta a partir do interior de um barco e de uma varanda panorâmica; gravuras a cores de Dom Nuno Álvares Pereira.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .