D. Isabel, a Ínclita Infanta

00:27:34

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à Infanta Dona Isabel, filha do Rei Dom João I e de Dona Filipa de Lencastre, que se tornou Duquesa da Borgonha e Condessa da Flandres por casamento com Dom Filipe III.

  • Nome do Programa: D. Isabel, a Ínclita Infanta
  • Nome da série: Alma e a Gente I
  • Locais: Sintra
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: José António Crespo. Realização: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Sala dos Infantes, no Palácio da Vila, em Sintra; pormenores dos tectos pintados, peças de mobiliário e quadros. 03m45: Retratos do Rei Dom Duarte, estátua do Rei Dom Duarte, e dos seus irmãos, Dom Pedro, Infante Dom Henrique, Dom João e de Dom Fernando, a quem Camões chamou de "Ínclita geração de altos infantes". 04m21: Exterior da Igreja do Castelo de Palmela, mandada construir por Dom João. 05m05: Retratos da Infanta Dona Isabel, a única mulher dos seis filhos do Rei Dom João I e de Dona Filipa de Lencastre; exterior e fachada do Palácio da Vila, em Sintra, vista aérea do palácio; retrato a óleo de Dom João I; interior do palácio; sala das Pêgas, nome dado pelas pinturas no tecto, conhecida antigamente pela Sala do Paramento; quarto real; retrato de Dom Filipe; vista dos exterior do Convento da Penha Longa, em Sintra; gravura do edifício onde Dona Isabel se casou, em Bruges, tornando-se Duquesa da Borgonha e Condessa da Flandres; interior do quarto de dormir de Dom João I, com paredes revestidas a azulejos do séc. XVI; janelas manuelinas com vista panorâmica para o Castelo dos Mouros; mapa antigo; gravura de Filipe III, Duque da Borgonha, vestido de luto pela morte do pai, assassinado a mando do rei de França, e ostentando ouro e jóias. 19m08: Gravuras antigas retratando a vida na corte; pintura de Dona Isabel a dar de mamar ao seu 3ºfilho; retrato da estátua de Carlos "O Temerário"; interior da Capela Real do Paço de Sintra, fundada pelo rei Dom Dinis e Dona Isabel, Rainha Santa, e dedicada ao Espírito Santo cujo símbolo é a pomba; paredes forradas a azulejos com este símbolo, restaurados pelo arquitecto Raul Lino no séc. XIX; altar-mor, mandado acrescentar por Dom Afonso V e tapete alicatado, constituído por pedaços de cerâmica polícroma com estilo oriental, pormenores dos tectos de alfarge em madeira de carvalho. 24m04: Vista dos túmulos da Capela do Fundador, no Mosteiro da Batalha, em especial o de Dom Pedro; exterior da Igreja de Santo António; painéis do Infante Santo; túmulo de Dom Afonso, em ferro forjado, exposto na Sé de Braga; gravura da batalha onde o Temerário perde a vida.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .