D. Egas Moniz de Ribadouro

00:28:29

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado a Egas Moniz, um dos principais fidalgos e conselheiros do rei D. Afonso Henriques, às lendas populares e aos monumentos a ele associados, como a Igreja de Santa Maria de Cárquere, a Igreja de São Silvestre em Britiande, e o Castelo de Lamego.

  • Nome do Programa: D. Egas Moniz de Ribadouro
  • Nome da série: Alma e a Gente I
  • Locais: Lamego
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: José António Crespo. Realização: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Página de enciclopédia com dois personagens de nome Egas Moniz, e da mesma época; mapa do Brasil, quadro sobre a monarquia, vista panorâmica da cidade de São Paulo; vista panorâmica da vila de Britiande e paisagem natural; medalha com Egas Moniz, Prémio Nobel de Medicina, e retrato do mesmo, cujo nome de baptismo era António Caetano de Abreu Freire. 07m16: Fachada de casa, com plano de lápide, onde, erradamente, se pensava ter nascido Egas Moniz, o Aio; vista das ruínas da verdadeira casa onde nasceu Egas Moniz; exterior de casa senhorial dos antigos Marqueses de Castelo Melhor, no século XVII, e de paisagem circundante; ilustração da Condessa Dona Teresa e do Conde Dom Henrique; livro "Crónica dos Cinco Reis de Portugal", do século XV, e onde vem relatada a lenda; exterior da Igreja de Santa Maria de Cárquere, nos arredores de Resende, e do seu interior com destaque para o altar; ilustração de cena de batalha com Dom Afonso Henriques; pintura retratando os pais de Dom Afonso Henriques. 14m43: Interior da igreja de São Silvestre de Britiande, plano de pia baptismal e planos do exterior da mesma, fundada pelo próprio Egas Moniz; trabalhadores a cultivarem campos; relato da lenda, o feito de lealdade, retratado num livro de Alexandre Herculano, intitulada "A Façanha de Egas Moniz"; imagem que retrata a lenda, onde Egas Moniz e a sua família, vestidos de penitentes, entregam as suas vidas ao Rei Afonso VII, de Leão, para resgatar o juramento de vassalagem feito em nome do Rei de Portugal; 19m40: Exteriors do Castelo de Guimarães. Plano próximo da primeira página do livro "História de Portugal", de Alexandre Herculano. 21m15: Vista da ponte fortificada e torre da Ucanha, no concelho de Tarouca; Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, mandado edificar por Dona Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz; livros da autoria de Armando de Almeida Fernandes, natural de Britiande, e o historiador de Egas Moniz; livro "D. Egas Moniz de Ribadouro", de 1946, e de vários livros deste autor, com destaque para o manuscrito "Os Dois Maiores Egas Moniz, Diferentes o da Lealdade e o Aio?"; túmulo de um Egas Moniz, em Paço de Sousa, morto em 1146 e a quem se atribui o feito de lealdade, sendo o Egas Moniz, o Aio de Dom Afonso Henriques, ainda vivo nesta época, segundo documentos constantes do livro de Almeida Fernandes. Fachada e exterior da Casa de Santo António, vários planos do seu interior. Plano do livro "Raízes e Madrugada", de José Hermano Saraiva, onde o autor afirma não existir garantia de veracidade para a lenda do ato de lealdade. 28m15: Torre de menagem do Castelo de Lamego, onde Egas Moniz foi tenente.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .