Crónicas dos correspondentes em Paris e Bona

00:17:01

Jornalista José Rodrigues dos Santos conversa, com Luís Delgado e Nuno Rogeiro, especialistas em assuntos internacionais, os correspondentes António Esteves Martins, em Paris, e Eduardo Hélder, em Bona, enviam crónicas por telefone, e em estúdio, Mário Crespo e Manuel Meneses actualizam as informações sobre a guerra que esta noite começou no Golfo Pérsico.

  • Nome do Programa: 24 HORAS
  • Nome da série: 24 HORAS
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Rodrigues dos Santos, Luís Delgado, Nuno Rogeiro, António Esteves Martins, Eduardo Hélder, Mário Crespo, Manuel Meneses
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

António Esteves Martins afirma que os franceses vivem sentimentos desencontrados porque, por um lado, acreditaram numa solução pacífica até ao fim e, por outro, aceitam que a guerra é a única forma de restabelecer o Direito Internacional; Esteves Martins adianta que o Governo francês ainda não explicou porque é que as tropas enviadas pelo seu país não participaram no primeiro ataque; adianta que uma das possibilidades é o facto de o Iraque usar aviões iguais aos que a França tem na Arábia Saudita, o que poderia causar alguma confusão. Manuel Meneses informa que a segunda vaga de ataques aéreos contra o Iraque tem como objectivo alvos específicos que não foram ainda atingidos. Eduardo Hélder relata que os alemães estão admirados com a precisão dos ataques aéreos das forças multinacionais; adianta que na Alemanha as pessoas estão preocupadas com as consequências ambientais desta guerra; Mário Crespo informa que Saddam Hussein, presidente do Iraque, foi visto, pelos jornalistas da CNN, dentro do edifício da televisão iraquiana. Luís Delgado desvaloriza o facto de Saddam estar vivo e sublinha que o fundamental é a incapacidade do Iraque para responder aos ataques; Nuno Rogeiro lembra, referindo-se à crónica de Esteves Martins, que a força aérea do Kuwait tem aviões Mirage tal como os franceses e os iraquianos, e isso não os impediu de participar nos ataques aéreos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .