Cristãos na Terra das Especiarias

00:50:25

Documentário sobre a influência cristã na população hindu de Goa, após a conquista portuguesa deste território em 1510, e os vestígios dessa influência, ainda presente após cinco séculos.

  • Nome do Programa: Cristãos na Terra das Especiarias
  • Nome da série: O Lugar da História
  • Locais: Goa
  • Personalidades: José Miguel Lume
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Locução: Jorge Moreira Reportagem: Maria Júlia Fernandes Imagem: Carlos Oliveira Produção Alice Milheiros
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Goa, mercado de rua em Mapuçá - populares; banca de venda de especiarias, fruta e produtos hortícolas; sacas, cestas sobre panos no chão; vendedores. Palmeiras e arrozais (várzeas); camponeses na apanha do arroz (planta); bairro pobre - bagos de arroz a serem peneirados por uma mulher; crianças; mulher lava loiça metalizada em tinas no chão; vista geral e próxima de um pagode / templo, mulher escolhe flores para fazer um colar, pessoas no exterior. Entardecer / lusco-fusco sobre o rio Mandovi; gravura antiga do Arco construído em honra de Vasco da Gama, navegador português - plano do Arco de acesso à Rua Direita, uma das principais vias da Cidade Velha; Igreja de São Caetano (templo cristão do séc. XVII, construído à imagem da Basílica de São Pedro, no Vaticano) - bons planos exteriores da torre, fachada principal, porta de entrada e estatueta do santo num nicho; ruínas da Porta do Serralho do Palácio do Xá Adil, sultão muçulmano derrotado pelos portugueses aquando da conquista de Goa; pintura da época retrata missionários com príncipes; vista geral de templo hindu, pessoas à entrada; estátua de Ganesha, divindade hindu. Depoimento de José Miguel Lume, leitor de Português na Universidade de Goa, sobre o processo de conversão ao catolicismo; Ruínas da Igreja dedicada à Virgem Maria, no Alto do Monte, local da tomada de Goa, em 1510, por Afonso de Albuquerque; vista geral e panorâmica de paisagens, nas quais se destacam torres de igrejas e conventos portugueses; ruínas da igreja de Nossa Senhora da Graça dos Agostinhos - destaque para escudo e brasão de armas em pedra, plano geral da ruína e da torre do campanário (de cerca de 40 metros de altura), chão com lápides tumulares de colonos portugueses, brasão de armas, vestígios de azulejos e de inscrições portuguesas; Sé Catedral de Goa, construída no reinado de Dom Sebastião - plano da torre, nicho com estatuetas, fachada principal, pormenor do escudo e coroa portugueses na janela sobre o pórtico de entrada; altar em talha dourada, interior da Sé (vazio); visitantes hindus; estátua de Jesus Cristo num pedestal. Missa na Igreja do Seminário de Rachol, em Salcete, dita em concanim (dialecto de Goa), seminaristas goeses rezam, comungam e cantam, seminarista fecha a porta do templo; Rachol - palmeiral à beira do rio Zuari, margem e águas calmas, rapaz rema e conduz um outro numa tona (canoa escavada num tronco de mangueira); Cais dos Padres - pequeno ancoradouro usado para deixar e levar padres; estrada de terra batida, casas locais, loja típica com alpendre; gado na estrada passa pelo arco da entrada do Seminário de Rachol - pormenor de escudo português no topo; fachada do Seminário; entrada; inscrições em português; sala do Conselho com pintura equestre de Dom Sebastião, Rei de Portugal e fundador do colégio seminarista; seminaristas correm para as aulas ao toque de sineta; aula de português; declarações de Ivo de Sousa, Professor no Seminário de Rachol; aula de música com violino, viola e piano; planos do edifício do Seminário; operários num corredor e a trabalhar na reconstrução de uma sala; interior da igreja do Seminário (talha barroca) - altar e paredes com frescos dedicados a Santo Inácio de Loyola, na sua maioria iconografia jesuíta; plano geral e de pormenor do altar em talha dourada, estátua do menino Jesus de Colva; relíquias do Beato Constâncio; sacristia; estátuas e relicários de santos; cadeiras antigas; gravura de machila, cadeira de transporte à mão; corredor interior; fachada do Museu de Arte Cristã de Rachol, ao lado do Seminário; interior do museu; peças expostas; sacrário em prata, com a forma de pelicano; imagem de Nossa Senhora com coroa de rainha em prata; imagens de Menino Jesus, hindu deitado num leito indiano, e em marfim, como Senhor do Mundo; peças em marfim, em talha e em prata, de estilo indo-português; cadeirão; machila para transporte de sacerdotes; altar portátil; depoimento de José Blanco, da Fundação Calouste Gulbenkian. Movimento de seminaristas no exterior; declarações de Maria Helena Pinto, Organizadora do Museu de Rachol, sobre o espólio do Museu; imagem de Santa Margarida; menino Jesus em talha; Vamona Zo, carpinteiro, que mantém a tradição de família há cinco gerações, de santeiros e douradores, esculpindo as figuras em madeira.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .