As Crises Históricas
Vitorino Nemésio aborda o tema das crises históricas, enquanto momento de transformação social intensa num momento do tempo, e que poderá ser no sentido da decadência ou do progresso, embora dificilmente apreensíveis no seu significado total quando do seu processo histórico ou revolucionário.
Resumo Analítico
Vitorino Nemésio considera o homem como sujeito e objeto da crise, dessa transformação, mutação; defende que as crises são inapreensíveis no momento do processo histórico e revolucionário; define a violência e a agressividade como ingredientes da crise histórica intensiva, mas distintos entre si; explica a origem das palavras "desenrascar" e "metediço"; e considera a violência como sistema resultado de uma polarização redutora.
Termos e condições de utilização
Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .