Crise na Habitação – Parte II

00:36:22

Segunda parte do programa, apresentado pelo jornalista Miguel Sousa Tavares, onde se debate a situação crítica da habitação com Eugénio Ramos, Eduardo Carvalho da Silva, Rui Nogueira Simões e Elias Costa.

  • Nome do Programa: Crise na Habitação
  • Nome da série: A Hora da Verdade
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Miguel Sousa Tavares, Eugénio Ramos, Eduardo Carvalho da Silva, Rui Nogueira Simões, Elias da Costa
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Direção de Informação: José Eduardo Moniz e Adriano Cerqueira Edição: Miguel Sousa Tavares e Margarida Marante Produção: Feliciana Amaro Realização: Manuel Tomás
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Elias Costas, secretário de Estado da Habitação, defende ser necessário encarar a médio e longo prazo o problema da habitação; adianta que reportagem mostra resultado de erros acumulados ao longo de décadas; afirma que o grande problema da habitação está concentrado na Grande Lisboa e no Grande Porto. 02h26m55: Ramos, Associação de Inquilinos Lisbonense, lembra que a sua Associação sempre se opôs à legislação sobre rendas livre, apoiada e condicionada (Lei 46/85) e que 3 anos depois da sua entrada em vigor nenhum dos objetivos propostos está cumprido. 02h29m19: Carvalho da Silva explica que, embora por motivos opostos aos da Associação de Inquilinos, também a sua Associação discordou sempre da nova lei; reconhece ter sido positivo o facto da Lei 46/85 ter terminado com o congelamento de rendas. 02h33m49: Nogueira Simões, Associação de Empresas de Construção Civil e Obras Públicas do Sul, afirma que se não houver alterações à política de habitação, dentro de 10 anos a situação será muito pior do que a atual. 02h36m37: Secretário de Estado afirma que é um erro insistir em compra de casa própria como forma de resolver problema da habitação e adiante ser necessário resolver, também, problemas de ordenamento de território e revitalizar o mercado de arrendamento; defende que crédito a habitação tem de ser controlado como forma de prevenir aumento súbito de preço das casas. 02h40m06: Nogueira Simões lembra que todos os países europeus que resolveram problema da habitação concederam benefícios fiscais a compradores e arrendatários. 02h46m03: Eugénio Ramos diz que quem quer ser inquilino não encontra casas para arrendar e adianta que só é possível falar em liberalização quando houver mercado de arrendamento. 02h52m19: Carvalho da Silva, da Associação Lisbonense de Proprietários, diz que proprietários compram prédios tendo como objetivo o lucro e não funções sociais.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .