Cooperativa Agrícola Torre Bela

00:48:00

Programa sobre a criação da Cooperativa Agrícola Torre Bela, na sequência da ocupação da herdade do mesmo nome em abril de 1975. Localizada no concelho da Azambuja, propriedade dos Duques de Lafões e à época a maior área agrícola murada do país, a ocupação da herdade da Torre Bela por algumas centenas de camponeses locais constituiu um dos momentos mais simbólicos do PREC.

  • Nome do Programa: Cooperativa Agrícola Torre Bela
  • Nome da série: Das Artes e Ofícios
  • Locais: Azambuja
  • Temas: Economia e Finanças, História, Política, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realizador: Luís Galvão Teles
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fotografias da herdade. Interiores da casa senhorial: armadura; corredor; lustre; sala; traje de toureiro em vitrine; pormenores decorativos. 04m39: Populares a entrar e a sentarem-se no atrelado de um tractor. 07m14: Portal da herdade; pilar do portão com o escrito "O dever do revolucionário é fazer a revolução"; escrito mural "camponeses e operários revolucionários unidos venceremos"; portão da herdade com escrito. Interior da capela. Exterior do edifício. 08m37: Camponeses a sair do tractor e a comer pão de pé. Tractor a sair da herdade com pessoas no atrelado; muro e portal secundário; travelling da herdade a partir de carro em movimento. 10m10: Reunião (com elementos das 4 cooperativas agrícolas resultantes da ocupação das herdades da Torre Bella, Aveiras de Cima, Marquesa e Ferraria) para discussão e aprovação dos estatutos da União de Cooperativas do concelho da Azambuja, onde se discutem os incidentes ocorridos na semana anterior, durante a ocupação da Quinta da Bafoa. 13m27: Campos; tractor a trabalhar o campo e depoimento de trabalhador sobre a ocupação. 15m38: Reunião referida, onde se discute a reforma agrária, ilustrada com: interior da casa, muro da quinta com o escrito "Cooperativa Popular da Torre Bella", tractores a sair para os campos e a lavrar a terra, homens a cavar buracos para fazer vedações e a construí-las, pastor com rebanho de cabras, gado bovino a correr pelo campo e trabalhadores a comer no refeitório da cozinha. 25m00: Lagar de azeite em laboração. 26m35: Trabalhadores falam sobre o seu trabalho e sobre o lagar; apanha da azeitona e depoimentos de trabalhadores. Reunião referida, continuação da discussão da reforma agrária, ilustrada com: logradouros; homens a transportar baldes de milho e a descarregá-los no atrelado do tractor; telheiros. Homens a varejar a azeitona e a caminhar no olival com um cântaro numa mão e uma escada na outra. 36m13: Reunião da Comissão de Trabalhadores no interior da casa senhorial para decidir quem, de entre os 400 ocupantes, seriam os cooperadores. 36m37: Declarações de trabalhador sobre a sua experiência; varejo e limpeza da azeitona. 38m38: Interior da casa: corredor; crianças na sala; reunião em que se foca o problema do alcoolismo de alguns trabalhadores; adega. 43m06: Declarações de trabalhador sobre o seu trabalho, enquanto vai lavando os pés e as pernas num balde. 46m11: Comunicado dos agrários convidando todos os agricultores para uma reunião, no Pavilhão da Agricultura, contra a reforma agrária; notícias de jornal relativas aos violentos confrontos em Santarém durante a manifestação de agrários no dia 6 de Novembro, na sequência da mobilização feita pelo comunicado. Continuação da reunião da Comissão de Trabalhadores, sobre a reforma agrária e as dificuldades por que passam os trabalhadores. 50m00: Piquete; tractor a sair da quinta com trabalhadores no atrelado.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .