Conferência de imprensa de Mário Soares

00:32:14

Hotel Altis, conferência de imprensa de Mário Soares, secretário geral do PS e ministro sem pasta, sobre o Caso República, os acontecimentos do 1º de Maio e o empenhamento do PS no Processo Revolucionário em Curso (PREC), na sequência do relatório de análise partidária apresentado pela comissão política do Conselho da Revolução na assembleia do MFA.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mário Soares, Mário Sottomayor Cardia, Francisco Salgado Zenha, Raul Rêgo
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Conferência de Mário Soares, ladeado por Mário Sottomayor Cardia e Francisco Salgado Zenha, afirmando que PS não foi ouvido no inquérito feito pelo MFA, Movimento das Forças Armadas, aos acontecimentos do 1º de Maio e que dá "acolhimento à versão falsa da Intersindical". Mário Soares refere-se à responsabilização do PS "ao nível do Governo" e ao pacto assinado com o MFA; à lei de regulação das eleições nos sindicatos e às eleições autárquicas; critica o MDP afirmando que em breve "vai deixar de ser um partido para se transformar numa agência de empregos públicos" e "o povo português não quer, não aceita uma ditadura comunista em Portugal". Chegada de Raúl Rego, deputado do PS e diretor do jornal "República" acusado de ter transformado o jornal no "órgão oficioso do PS" pelos trabalhadores. Mário Soares refere-se à constituição de milícias armadas por "certas forças políticas", à participação do PS no Governo, à tomada de decisões efetuadas pelo Governo sem conhecimento e consulta de alguns dos próprios membros do Governo, ao empenho do PS no processo de descolonização de Angola, aos problemas económicos e às nacionalizações, ao desemprego e aos retornados, ao investimento externo, à Batalha da Produção, ao significado da democracia política e ao tipo de ligação existente entre o MFA e o povo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .