Condeixa, Velha e Nova

00:25:00

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado ao património arquitetónico, cultural e histórico do concelho de Condeixa-a-Nova.

  • Nome do Programa: Condeixa, Velha e Nova
  • Nome da série: A Alma e a Gente VII
  • Locais: Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Velha
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Paisagem rural com ponte rodoviária; plano geral e vistas do centro; exterior do edifício do tribunal; fachada da câmara municipal, e da casa onde nasceu Rodrigo da Fonseca Magalhães, político do século XIX; retrato a óleo de Rodrigo da Fonseca; pelourinho; igreja e urbanização com prédios novos e zona verde; vistas das ruínas e pormenores da estação arqueológica de Conímbriga com vestígios da ocupação romana; colunas reconstruídas; pavimento; mapa da Península Ibérica com destaque para os locais na época pré-romana ocupados pelos Túrdulos, tribo tartéssica. 09m10: Ruínas de casa de um romano abastado; jardim com repuxos; mapa da cidade da época da civilização romana; mosaico romano; grupo de visitantes; paisagem rural circundante; balneários romanos; nascente de água em Alcabideque; aqueduto romano. 11m50: Vistas de Condeixa-a-Velha; painel de azulejos retratando a vida rural; nascente e arco da época romana; arqueólogo no laboratório procede à recuperação de uma cabeça em pedra de estátua romana; técnicos a trabalhar na recuperação dos vestígios arqueológicos; visitantes observam achados arqueológicos expostos no Museu Monográfico de Conímbriga; pedra com inscrições romanas; ruínas de anfiteatro; pormenores decorativos; maqueta de edifício romano, e vestígios de via e ponte romana. 17m56: Urbanização de prédios modernos; relógio, brasão em pedra à entrada e pormenores do exterior do palácio episcopal; gravuras da época das Invasões Francesas, com exército francês comandado pelo Marechal Massena; exterior da Igreja Matriz, e do antigo Palácio do Desembargador Manuel Pereira Ramos, pertencente à Maçonaria Francesa, razão pela qual escapou à destruição; pormenores do retrato a óleo do Bispo Lemos exposto na Câmara Municipal, século XVIII. 21m52: Exterior e interior da Casa Museu Fernando Namora; exposição do espólio do escultor; livros da sua autoria; retrato e pinturas; paisagem rural; exterior e interior do Castelo dos Templários restaurado; salas decoradas à época; exterior e interior da Igreja Matriz de Ega; altar com quadro representando a imagem de Nossa Senhora com Menino Jesus; capa do livro "Memórias do Património, A Ega e seu antigo termo", do Padre Amílcar Santos Neves.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .