Como Se Faz um Programa: o Realizador (Jaime Silva)

00:39:44

Programa de caráter cultural sobre o percurso profissional do cineasta Jaime Silva, com destaque para o seu trabalho cinematográfico como realizador de documentários e séries para a televisão.

  • Nome do Programa: Como Se Faz um Programa: o Realizador (Jaime Silva)
  • Nome da série: IMPACTO
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Jaime Silva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: Planigrafe Realização: António Damião
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Jaime Silva conversa com a equipa de filmagens, entrevista Manuel Henriques, varredor no Jardim da Estrela, sobre o outono enquanto trabalho e conceito poético e tece comentários relativamente a importância do seu trabalho enquanto cineasta e do cinema. 01h18m40: Jaime Silva dá por terminada a entrevista a Manuel Henriques ao mesmo tempo que conversa com colegas de filmagens que arrumam equipamento cinematográfico e abandonam o Jardim da Estrela, refere o início da sua carreira nos filmes publicitários e na publicidade, a realização de documentários e a sua entrada na Planigrafe onde realiza documentários para a televisão destacando a importância de mostrar ao público português ilustrado com excertos do documentário sobre artes marciais exibido na série "Ensaio" a 26 de outubro de 1974 e do programa "Florbela Espanca, alma ardente, fogueira acesa" exibido na série "Ensaio" 18 de outubro de 1974. 01h24m14: Referência às desigualdades que afetam a sociedade portuguesa ao nível económico, social e cultural e como o cinema consegue retratar e chamar a atenção das pessoas para estas questões; excerto programa "Florbela Espanca, alma ardente, fogueira acesa". 01h31m08: Jaime Silva afirma a sua admiração e sensibilidade face à poesia de Florbela Espanca e descreve o processo de criação e realização do programa "Florbela Espanca, alma ardente, fogueira acesa", faz montagem de filme utilizando a moviola na sala de montagem e explica em que consiste a montagem de filme, destacando-se a utilização de coladeira e películas de filme, reflete sobre a experiência de adaptar contos e livros para séries televisivas e destaca a obra "Angústia para o jantar" de Luís Sttau Monteiro. 01h40m11: Excerto da série "Angústia para o Jantar" de 1975 com interpretações de Ruy de Carvalho e Fernanda Lapa e rodagem da série alternado com Jaime Silva afirma que o trabalho na série correu muito bem, refere a sua experiência na direção de atores e figurantes, os problemas e questões que o inspiram para criar programas e a planificação e guião dos programas ilustrado com Jaime Silva no local de rodagem e fotografias de cena.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .