Comício do 1º de Maio em Lisboa

00:20:59

Lisboa, Estádio 1º de Maio, comício do 1º de Maio assinala as comemorações do Dia do Trabalhador, sendo a primeira vez que se comemora livremente em Portugal.

  • Nome do Programa: INFORMAÇÃO DIÁRIA DE MAIO
  • Nome da série: INFORMAÇÃO DIÁRIA DE 1974
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Álvaro Cunhal, Mário Soares, José Manuel Tengarrinha, Francisco Pereira de Moura
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mudo
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Manifestantes marcham e exibem faixas, destacando-se a presença de Mário Soares, secretário-geral do PS, Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP, Francisco Pereira de Moura, do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), repórteres de imagem/operadores de câmara e fotógrafos; pessoas fazem o sinal da vitória, aplaudem, exibem bandeiras de Portugal e colchas nas varandas de suas casas. Mário Soares e Álvaro Cunhal na entrada do Estádio 1º de Maio (anterior Estádio da FNAT); fotógrafos e repórteres de imagem dirigem-se para o local; Álvaro Cunhal dirige-se para o recinto, seguido por Mário Soares que acena e segura cravos e José Manuel Tengarrinha, do MDP/CDE; Mário Soares acena a partir da tribuna e manifestantes retribuem, exibem faixas, fazem sinal da vitória, erguem o punho e aplaudem; fuzileiros seguram maca e transportam pessoa inanimada. Pessoas aplaudem, exibem faixas, assistem a discursos, erguem os punhos e fazem o sinal de vitória. Mário Soares discursa, ladeado por Álvaro Cunhal, e as pessoas assistem, aplaudem, erguem os punhos e fazem o sinal de vitória.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .