Comboios
Jornalista Paula Moura Pinheiro entrevista Margarida Magalhães Ramalho, historiadora e investigadora, e o editor Marcelo Teixeira, sobre o comboio enquanto personagem no imaginário criativo e político do Ocidente, e sobre os grandes pensadores e artistas que olharam para o "cavalo de ferro" como material de trabalho.
Resumo Analítico
Peça sobre a história do comboio: grafismo com animação de comboio a vapor, ilustrações e fotografias dos primeiros comboios, da máquina a vapor, que surgiram em 1825 nas regiões mineiras inglesas e chegam a Portugal em 1856 na linha que liga Lisboa ao Carregado, em 1887 efetua-se a primeira ligação Lisboa - Paris; fotografia a preto e branco de época de gare de comboio e da cidade de Paris; grafismo com o livro de Eça de Queiroz, "A Cidade e as Serras" que narra a viagem de comboio entre Paris e a Régua; fotografias da sala de jantar do comboio, das carruagens e das estações ferroviárias; o comboio na literatura com grafismo do livro de Lev Tolstoi, "Anna Karénina", onde o comboio é presença constante e onde a protagonista se suicida; fotografia deste escritor russo e capa do seu livro "A Sonata de Kreutzer"; grafismo com o poema de Fernando Pessoa "No Comboio Descendente" musicado por Zeca Afonso; o comboio na literatura infanto-juvenil com capas dos livros "Anita de Comboio" e "Os Cinco e o Comboio Fantasma", de Enid Blyton, "A Volta ao Mundo em 80 Dias", de Júlio Verne, "Harry Potter e os Talismãs da Morte", de J. K. Rowling, "O Homem que Via Passar os Comboios", de George Simenon, "Um Crime o Expresso do Oriente", de Agatha Christie convertido em filme tais como os livros levados ao cinema por Alfred Hitchcock como "O Desconhecido do Norte Expresso", "A Desaparecida", "Os 39 Degraus"; o comboio no cinema com excerto do filme "Intriga Internacional" que termina com um comboio a entrar no túnel; imagens a preto e branco de filme dos irmãos Lumiére, "Chegada do Comboio à Estação da Ciotat", imagens dos filmes "Breve Encontro", "Comboio em Fuga", "Polar Express" e "Transiberiano", excerto do documentário sobre a linha do Tua de Jorge Pelicano, "Pare, Escute, Olhe", fotografias a preto e branco do comboio nos seus primórdios e do novo TGV, o comboio na arte com grafismos de quadros sobre comboios, entre eles Monet e René Magritte, de Edward Hopper e dos portugueses Pancho Guedes e Carla Filipe, carruagens de comboio com graffiti, o comboio e a arquitetura com fotografias a preto e branco da Estação do Rossio, em estilo Manuelino, e da Estação do Oriente, de Santiago Calatrava, do Museu d´Orsay, que ocupa uma antiga estação de comboios, o Museu da Língua Portuguesa, no espaço da Estação da Luz em São Paulo. imagens em janela da orquestra de Glenn Miller a tocar o "Chatanooga Choo-Choo" e retrato do músico, da Pacific 231, música de Arthur Honegger, retrato e capa do disco de Heitor Villa-Lobos "O Trenzinho do Caipira", retrato de Duke Ellington ao piano e da sua música "Take the A-train", de Bob Dylan com o disco "Slow Train Coming". Margarida Magalhães Ramalho faz referência ao mistério e a sedução dos comboios, capa do livro "Comboios com Histórias", da sua autoria, fotografia de uma cena do filme de Manoel de Oliveira, "Aniki Bóbó", onde os meninos levantam os braços à passagem do comboio. Marcelo Teixeira refere a sua viagem à Escócia e a visita à estação ferroviária de uma aldeia que se tornou famosa porque Michael Palin, dos Monty Python, num programa levou a placa para sua casa para pôr no jardim, fotografia desta estação, comenta a linha junto ao viaduto de Glenfinnan, uma ponte que liga o Fort William à ferrovia Mallaig, considerada a mais bonita do mundo e onde foram feitas as filmagens de Harry Potter; a sua viagem no Expresso da Patagónia, locomotiva de 1928, fotografias do comboio e da paisagem circundante tirada da janela do mesmo, de Marcelo Teixeira no interior da carruagem a encher a salamandra de lenha.