Com a Publicidade m’Enganas? – Parte I
Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre os meios publicitários que as empresas de venda direta utilizam para cativar os consumidores, uma reportagem do jornalista José Manuel Silva.
Resumo Analítico
Eduardo Balão, consumidor telefona a reclamar um prémio, uma "máquina de lavar" da empresa "Lar Postal"; grafismo com o mailing de publicidade considerada enganosa; grafismo com cheque da empresa "Vitrine Magique" em seu nome; declarações de Eduardo Balão, que explica o sucedido. 13m00: Exterior das instalações da DECO; entrada de senhora nas instalações para fazer reclamação; funcionária entrega-lhe um formulário para preencher; declarações de Carlos Amaral, da DECO, sobre a publicidade enganosa e as reclamações; sala com pessoas a preencher formulários; sala de atendimento de cliente. 14m30: Documentos comprovativos de aplicação de coimas às empresas VPC e Ibermailing. 14m55: Jornalista José Manuel Silva ao telefone; chegada do jornalista às instalações da Ibermailing. 15m32: Grafismo com a carta enviada pela Ibermailing à RTP a desmarcar a entrevista. 15m44: Edifício da sede da VPC Portugal, catálogos de venda direta da marca Vitrine Magique e 3 Suisses; interior das instalações com funcionários a introduzir dados nos computadores; revista com produtos à venda; plano próximo da nota de encomenda da "3 Suisses"; funcionárias atendem chamadas telefónicas. 16m50: Entrevista a Vasco Costa, representante da VPC em Portugal. 17m52: Linha de embalamento de produtos da VPC; catálogos da "3 Suisses" e da Vitrine Magique num monte.