Coisas da Vida

00:34:58

Programa apresentado por Luís Pires e Cristina Branco, sobre crianças abandonadas ou retiradas aos pais pelo tribunal, e a problemática da adoção, com debate em estúdio com Dulce Rocha, Curadora do Tribunal de Menores, João Seabra Diniz, psicólogo, e participações via telefone de telespetadores sobre este assunto.

  • Nome do Programa: Coisas da Vida
  • Nome da série: Coisas da Vida
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Luís Pires, Cristina Branco, Dulce Rocha, João Seabra Diniz
  • Temas: Educação, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Luís Pires e Cristina Branco. Produção: Feliciana Amaro e Hernâni de Carvalho. Realização: José Alves Fernandes.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Casa de acolhimento para crianças abandonadas, crianças a brincarem; Joana, bebé abandonada, filha de uma mãe adolescente, a comer e a dormir; Conceição Gonzaga, psicóloga da casa de acolhimento, diz que Joana é uma criança marcada, pois ainda não estabeleceu laços afectivos com uma figura maternal, refere que não foi adotada porque não há casais que queiram adotar uma criança negra ou mestiça; Mariana, criança retirada aos pais pelo tribunal, a comer; Conceição Gonzaga refere que a Mariana precisa de estabelecer laços afectivos com uma família e que devia ser encaminhada para adoção, o que não é possível porque os seus pais a vão visitar; bebé a dormir. 07m56: Dulce Rocha comenta que os direitos das crianças abandonadas se devem conjugar com os direitos dos pais, que as visitas que os pais fazem às crianças podem ajudar a que ela regresse à família, refere as situações em que uma criança pode ser adotada e acrescenta que a criança tem o direito de ver a sua situação resolvida em pouco tempo. 13m41: João Seabra Diniz afirma que as crianças mais velhas são mais difíceis de adotar mas não são recusadas, sublinha que é importante ajudar a família biológica da criança, mas nem todas as famílias têm um mínimo de condições para a criança viver, acrescentando que os órfãos de sida são cada vez mais recorrentes e deve ser um problema a estudar. 19m43: Participações via telefone de Maria de Fátima, Isabel e Fernanda Fonseca. João Diniz diz que alguns casos de adoção se atrasam devido a preconceitos sociais e que nem todas as mulheres sabem ser mães ou têm possibilidades para tal. 28m57: Dulce Rocha afirma que os profissionais de saúde comunicam situações de crianças em risco e diz que as famílias de adoção são estudadas e são preparadas para receberem as crianças. 34m10: Grafismo com informações e contactos; apelo de Rosalina dos Anjos Monteiro acerca do seu pai.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .