Coisas da Vida – Parte II

00:21:02

Segunda parte do programa apresentado por Luís Pires e Cristina Branco sobre crianças vítimas de maus-tratos, com debate em estúdio com Manuel Coutinho, psicólogo e coordenador do serviço S.O.S. Criança, com Ribeiro de Castro, Presidente do Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo, e com Luís Espinosa, pediatra do Hospital Dona Estefânia.

  • Nome do Programa: Coisas da Vida
  • Nome da série: Coisas da Vida
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Luís Pires, Cristina Branco, Manuel Coutinho, José Ribeiro e Castro, Luís Espinosa
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Luís Pires e Cristina Branco. Produção: Feliciana Amaro e Hernâni de Carvalho. Realização: José Alves Fernandes.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Grafismo com as perguntas do inquérito e com os resultados da votação telefónica até ao momento; Manuel Coutinho afirma que a solução ideal para uma criança abandonada ou maltratada é apoiar a família biológica para que a criança volte para a sua família, refere que há poucas famílias de acolhimento para essas crianças, salientando o papel dos centros de acolhimento como solução; 23m30: Ribeiro de Castro diz que não há soluções ideais para todos os casos e acrescenta que as famílias de acolhimento são uma solução transitória para a família biológica ou adoptante; Luís Espinosa salienta que algumas crianças que estão em famílias de acolhimento não são para adopção; Ribeiro de Castro fala acerca da formação das famílias de adopção e sobre as motivações destas famílias. 28m55: Grafismo com o inquérito telefónico sobre o tema; Manuel Coutinho descreve o adulto maltratante, os problemas das famílias violentas e reflecte sobre a situação das crianças pedintes; 32m31: Luís Espinosa sublinha que o alcoolismo não é a causa dos maus-tratos parentais, indicando outras causas; Manuel Coutinho lembra que os maus-tratos a crianças também acontecem nas famílias mais ricas; Luís Espinosa explica como os pais não dão atenção aos filhos; Manuel Coutinho esclarece o trabalho da S.O.S Criança e quem são as crianças e jovens que pedem ajuda; 37m38: Ribeiro de Castro conclui que os maus-tratos atingem toda a sociedade, que muitos casos são graves e precisam de uma resposta; Luís Espinosa confirma que há crianças no hospital à espera que a sua situação de maus-tratos se resolva.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .