Coisas da Vida – Parte I

00:30:55

Primeira parte do programa apresentado por Luís Pires e Cristina Branco sobre o aumento da criminalidade na cidade do Porto atribuído ao problema da toxicodependência, e análise do trabalho que está a ser desenvolvido pelas autoridades policiais locais, com debate em estúdio com o jornalista Jorge Campos, Pedro Amaral, da Polícia Judiciária de Lisboa, Intendente Levy, da PSP de Lisboa, e a atriz Florbela Queirós, do elenco da telenovela "Desencontros".

  • Nome do Programa: Coisas da Vida
  • Nome da série: Coisas da Vida
  • Locais: Porto
  • Personalidades: Luís Pires, Cristina Branco, Jorge Campos, Pedro Amaral, Florbela Queiroz
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Luís Pires e Cristina Branco. Produção: Feliciana Amaro e Hernâni de Carvalho. Realização: Helena Carmen.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reportagem do jornalista Jorge Campos sobre o aumento da criminalidade na cidade do Porto atribuída ao problema crescente de toxicodependência naquela cidade; auto de denúncia a ser datilografado; pessoas falam de criminalidade; homem a ser detido pela polícia; pessoas a serem revistadas; cão polícia; arma a ser disparada; droga; símbolo da PSP; cidade do Porto; mulher a datilografar; grafismo com dados de furtos e detenções no Porto em 1994; Ramos de Campos, Superintendente da PSP do Porto, afirma que o Porto é uma cidade muito segura quando comparada com outras cidades europeias e explica o que origina a criminalidade; anúncio de jornal referente a automóvel roubado; ferro-velho de automóveis; toxicodependente a injectar-se no braço. 08m23: Declarações de Arnaldo Droux, psiquiatra sobre o crescimento da toxicodependência em Portugal; arrumador de automóveis na rua; toxicodependente (voz distorcida e rosto desfocado) relata como começou na droga; Eduíno Lopes, psiquiatra, explica como os toxicodependentes entram no mundo da droga; braço com veias feridas; Ramos de Campos afirma que o fenómeno dos furtos urbanos está ligado ao problema da toxicodependência; grafismo com detenções de traficantes efectuadas pela PJ em 1992, 1993 e 1994; homem mostra pé de cabra utilizado para arrombar portas; grafismo com apreensões de heroína e cocaína em anos anteriores; homem com droga na mão após apreensão; polícias numa rusga. 11m10: Teófilo Santiago, Inspector da Policia Judiciária do Porto, refere a insuficiência dos meios policiais; rua da cidade do Porto com pessoas; jornais com notícias de criminalidade; Arnaldo Droux explica que a violência e a criminalidade são fenómenos que traduzem mau estar social; notas falsas; notas de pesetas e escudos falsos; homens tocam música sul-americana na rua. 13m11: Debate sobre a criminalidade na cidade do Porto com Pedro Amaral que explica que a polícia está sempre em desvantagem face à criminalidade, com Intendente Levy, que explica o sentimento de insegurança dos cidadãos, do esforço feito pela PSP para ter mais agentes na rua, e da falta de meios que têm para combater o crime, com Florbela Queirós e Jorge Campos sobre a pequena e grande criminalidade que tem transformado o Porto nos últimos vinte anos devido à toxicodependência.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .