Clássicos Russos

01:06:58

A jornalista Paula Moura Pinheiro convida António Pescada, um dos tradutores de referência de russo para o português, e Francisco Vale, o editor da Relógio d'Água que mais títulos de autores russos nos tem dado à estampa, para conversarem sobre o fenómeno dos escritores que compuseram a mais brilhante geração literária de todos os tempos, o século de ouro da literatura russa.

  • Nome do Programa: Clássicos Russos
  • Nome da série: CÂMARA CLARA VI
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, António Pescada, Francisco Vale
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produção: Fátima Barros Realização: Teotónio Bernardo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Paula Moura Pinheiro faz o resumo dos temas a tratar e a apresentação dos convidados. Capa do livro, Anna Karénina, de Lev Tolstoi. 10h02m43: Reportagem sobre Anna Karénina no Cinema: grafismo com fotografia de Greta Garbo, Atriz, cena do filme de 1935; fotografia de Vivien Leigh, Atriz, cena do filme de 1948, fotografia de Tatiana Samoilova, Atriz, cartaz publicitário do filme de 1967, fotografia de Jacqueline Bisset, cena do filme de 1985, fotografias de Sophie Marceau, Atriz, em cenas do filme de 1997; excerto do filme Anna Karénina de Clarence Brown, 1935, com Greta Garbo (Grafismo: Andreia Reisinho Costa). Conversa com António Pescada, Tradutor, sobre o fascínio que esta personagem ter exercido tanto na literatura como nas adaptações ao cinema, que conta com 9 filmes mudos e 14 sonoros, sobre a sua tradução deste livro que demorou 2 anos, e com Francisco Vale, Editor da Relógio d'Água, sobre a personagem de Anna Karénina, destaque para as capas dos livros de contos de Anton Tchekhov, "Crime e Castigo", "Os Demónios" e "O Idiota", de Fiódor Dostoiévski , "Anna Karénina", "Guerra e Paz", e "A Morte de Ivan Ilitch", de Lev Tolstoi, sobre a genialidade destes autores russos e a sua grande aclamação no mundo, o que a torna numa época de ouro da literatura. Francisco Vale declara as diferenças entre a história da heroína Anna Karénina (adúltera e que se suicida por amor) a outras dentro da mesma linha como "Madame Bovary", de Gustave Flaubert, Escritor francês, a integridade moral, emoção e coragem da personagem russa que é ímpar em qualquer personagem literária. 10h12m16: Reportagem sobre a biografia de Lev Tolstoi: grafismo com retratos a preto e branco do escritor na sua juventude, como soldado no Cáucaso, ilustração da Guerra da Crimeia e fotografia de Paris à época, relato dos seus dados biográficos, da grande aristocracia a que pertencia, retratos a preto e branco em janela dos escritores Victor Hugo e Pierre-Joseph Proudhon, criou em Iasnaia Poliana uma escola para filhos de camponeses, retrato de perfil da sua mulher, Sophia Andreievna Bers, fotografia de ambos já em idade avançada, com os filhos, grafismo com os quatro volumes do romance "Guerra e Paz", na qual Tolstói descreve 580 diferentes personagens durante a invasão napoleónica de 1812, na qual os russos incendiaram Moscovo, e de "Anna Karénina" (1875-1877), sobre uma mulher rica que desafia as convenções sociais do seu tempo devido a um grande amor, vários retratos de Tolstoi nos últimos anos de vida quando se dedica ao Cristianismo e se torna pacifista e vegetariano, excerto de filme a preto e branco do escritor e a sua mulher no quotidiano, morto na cama, sucessão de retratos de escritores russos do mesmo século como Alexandre Pushkin, Nikolai Gogol, Mikhail Lérmontov, Ivan Turgueniev, Fiódor Dostoiévski e Anton Tchekhov, grafismo com ilustração de Nikolai Gogol ladeado pela capa do seu romance "Almas Mortas", o escritor que iniciou a época de ouro russa atravessada pelo realismo social, capas dos livros "Os Irmãos Karamázov" e "Os Possessos", de Fiódor Dostoiévski, retratos em janela de Anton Tchekhov, retrato a óleo de Dostoiévski, relato das disputas entre ambos; grafismo com capas dos livros de Ivan Turguéniev "Pais e Filhos" e "O Primeiro Amor", retrato a óleo de Ivan Turgueniev, retrato de Anton Tchekhov e fotos deste junto a Tolstoi, comentários sobre as relações entre todos estes escritores, grafismo com retratos destes 6 escritores russos (Jornalista: Luís Caetano / Grafismo: Andreia Reisinho Costa). Declarações de Francisco Vale e António Pescada sobre a repulsa que estes escritores, Tchekhov, Dostoiévski e Tolstoi, tinham pelo regime russo de servidão e opressão, as suas diferentes vivências e ideologias, classes sociais a que pertenciam, relações que estabeleceram. Capa do livro "Margarita e o Mestre", de Mikhail Bulgakov, que tal como Tchekhov, também era médico, de "Cadernos do Subterrâneo", "Cadernos da Casa Morta", "Crime e Castigo", "Demónios" e "Irmãos Karamázov", todos de Dostoiévski, capas de livros de Púchkin, de "O Nariz", "O Capote" e "Mírgorod", de Nikolai Gogol, capa de uma edição de "Anna Karénina" em cirílico que serviu de base para a tradução de António Pescada, folhear do mesmo. 10h31m15: Reportagem sobre o Direito e a Literatura na obra de Tolstoi: capa do livro "Direito e Literatura", de Sónia Ribeiro, Helena Buescu e Cláudia Trabuco, declarações de Sónia Ribeiro, Investigadora Centro de Estudos Comparativos da FLUL, grafismo com ilustração de Frei Luís de Sousa e retratos dos escritores, Alexandre Herculano e Almeida Garret (Jornalista: Inês Fonseca Santos). Comentários de Francisco Vale e de António Pescada sobre a obra "Anna Karénina" quanto aos preconceitos sociais e hipocrisia em relação à mulher, a reforma agrária, a guerra contra a Turquia. Capa do livro "Vida e Destino" de Vassili Grossman, um imenso fresco da Rússia soviética, com incidência nos anos da II Guerra Mundial, na ofensiva alemã e na defesa e, depois, na contraofensiva soviética, que culminou na libertação de Stalinegrado e dos territórios ocupados pelos nazis. 10h38m22: Afinidades: Escolha de António Pescada: excerto da ópera "Eugene Oneguin", de Tchaikovski com interpretação de Rámon Vargas. Escolha de Francisco Vale: capa do livro "Guerra e Paz", de Lev Tolstoi, edição da Inquérito com tradução de José Marinho, de 1956. Escolha literária de António Pescada: "Crime do Padre Amaro" e" Os Maias", de Eça de Queiroz (referência). Capas de 2 traduções do livro "D. Quixote de la Mancha", de Miguel Cervantes e de "A Escavação", de Andrei Platónov com tradução de António Pescada, convidados falam dos problemas da tradução, da maturação e maturidade do tradutor. Capas dos livros "Caso Kukótski", de Liudmila Ulítskaia, e de "Hora: Noite", de Liudmila Petruchevskaia e Liudmila Ulítskaia. 10h53m07: Divulgação Literária: Capas dos livros "Puta que os Pariu! a biografia de Luiz Pacheco", de João Pedro George, "Anatomia dos Mártires" de João Tordo, "Diário de Uma Viagem à Rússia em 1867" de Lewis Carroll, "A Escavação", de Andrei Platónov, "Vida e Destino" de Vassili Grossman com tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra, "Sofia Tolstoi Uma Biografia", de Alexandra Popoff, capa do Jornal de Letras dedicado à Fundação Saramago. 10h56m15: Francisco Vale explica por trouxe uma maçã como objeto. Capas dos DVD dos Heróis do Mar, excerto do videoclip com o tema "Paixão", de 1984. 10h58m36: Reportagem sobre a Mostra Espanha 2011: Excerto de imagens da exposição da Mostra Espanha 2011 "Cuerpos de Dolor", no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisbos, até 25 de Março, a imagem do sagrado na cultura espanhola, esculturas de arte sacra, destaque para a de Santo António, crucifixo, cabeça de S. João Baptista numa bandeja, entre outros; declarações de António Filipe Pimentel, Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (Jornalista: Clara Caldeira). Comentários sobre os textos em fim de vida de Tolstoi sobre Deus e as cartas de Ghandi, seu seguidor. 11h04m32: Excerto do filme "Habemus Papam" de Nanni Moretti e Domenico Procacci.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .