Chile: Estreito de Magalhães – Parte II

00:26:33

Segunda parte do programa dedicado ao Chile, o património arqueológico, histórico e cultural da Magalhanica, região da Terra do Fogo descoberta por Fernão de Magalhães na época dos Descobrimentos Portugueses, bem como aos seus recursos naturais, agrícolas e marinhos.

  • Nome do Programa: Chile: Estreito de Magalhães
  • Nome da série: Gente Remota
  • Locais: Chile
  • Personalidades: Carlos Brandão Lucas
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria, Apresentação e Realização: Carlos Brandão Lucas. Locução: Carlos Brandão Lucas e Maria Dinah.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vistas gerais da Cordilheira Riesco; cisnes nas águas do golfo; dia de rodeo em Puerto Natales, que reúne criadores de gado da região; cavaleiros, devidamente equipados, preparam montadas; hastear da bandeira do Chile ao som do hino nacional; fases do evento; novilho no curro e início do espetáculo; declarações de Arturo Ramirez, Associacion Magallanes. 38m21: Vistas aéreas de montanhas cobertas de gelo; vistas da cidade de Santiago do Chile e do seu património arquitetónico; estátua de índio; fachadas da Biblioteca Nacional e do Palácio de la Moneda; estátuas de heróis nacionais; fotógrafo ambulante; Praça de Armas e Catedral; pormenores arquitetónicos e decorativos do exterior e interior do edifício do Palácio de la Moneda; mural de azulejo em homenagem a Gabriela Mistral, Prémio Nobel da Literatura em 1945, no Morro de Santa Lucia; campos agrícolas; trabalhadoras rurais na colheita de feijão verde; lojas de artesanato em cerâmica num antigo povoado índio; forno de olaria. 44m00: Vistas dos Andes através de janela do cockpit; populares em Calama festejam vitória do clube Cobreloa no campeonato nacional de futebol; plano geral do estádio de futebol; declarações de Orlando Alvarez Campos, presidente do clube; vistas da região das minas de cobre de Chuquicamata; movimento de rua na localidade; paisagens áridas do deserto de Atacama; vista em movimento; banca de venda de sal gema; reserva de sal no Salar de Atacama, onde desagua o Rio São Pedro; colónia de flamingos; plano geral da aldeia de Toconau; movimento de habitantes de origem índia; mulher a trabalhar ao tear; homem a fazer peças de artesanato à base de pedras vulcânicas; mantas feitas de lã de alpaca; árvore de fruta. 51m26: Ruínas arqueológicas das muralhas da fortaleza de Quitor, século XI; fachada do Museu de Arqueologia de São Pedro de Atacama; exposição de achados arqueológicos da cultura Atacamanha; ossadas e artefactos; múmia de rapariga; objectos em ouro e cobre; fachada de igreja; declarações de Agustin L. Martinez, responsável do museu; movimento de moradores; quotidiano.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .