Cerimónias fúnebres de Sá Carneiro e Amaro da Costa

00:32:19

Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos, excerto do programa apresentado pelo jornalista Hélder de Sousa, dedicado às cerimónias fúnebres de Francisco Sá Carneiro, primeiro ministro, de Adelino Amaro da Costa, ministro da Defesa Nacional, e sua esposa Maria Manuela Vaz Pires, vítimas da queda do avião Cessna em Camarate no dia 4 de dezembro.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE DEZEMBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1980
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Helder de Sousa, Raúl Durão, Diogo Freitas do Amaral, António Ramalho Eanes, Leonardo Ribeiro de Almeida, Manuela Eanes, Amadeu Garcia dos Santos, António Macedo
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

01m56: Mosteiro dos Jerónimos, direto do jornalista Raul Durão que acompanha o velório de Francisco Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e Maria Manuela Vaz Pires, destacando-se a presença de populares que passam junto dos caixões fechados que estão ladeados por guarda de honra prestada por elementos do Exército. 06m31: Hélder de Sousa faz referência ao funeral de António Patrício Gouveia, chefe do gabinete de Francisco Sá Carneiro, morto durante o acidente aéreo em Camarate e lê na íntegra comunicado enviado pelo Conselho de Ministros relativo à morte do primeiro ministro. 09m08: Estúdio da RTP no Lumiar, Diogo Freiras do Amaral, vice primeiro ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros, faz comunicação ao país sobre a morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, "Portugueses, num horrível acidente de aviação, morreu hoje, ao princípio da noite, o primeiro ministro de Portugal, Doutor Francisco Sá Carneiro" (comunicação incompleta devido a anomalias na imagem). 14m07: Mosteiro dos Jerónimos, direto do velório de Francisco Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e Maria Manuela Vaz Pires, destacando-se a presença do General António Ramalho Eanes, presidente da República, e sua esposa Manuela Eanes, ladeados por Leonardo Ribeiro de Almeida, presidente da Assembleia da República, Diogo Freitas do Amaral e o General Amadeu Garcia dos Santos, chefe da Casa Militar do Presidente da República, caixões ladeados por elementos da polícia da Força Aérea Portuguesa e populares prestam homenagens (com comentários em off de Raul Durão). 22m58: António Macedo, presidente do PS, faz elogio fúnebre a Francisco de Sá Carneiro e lê voto de condolências em nome do seu partido pela morte de Francisco Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e respectivos familiares. 24m39: Apolinário Vaz Portugal, antigo ministro da Agricultura e Pescas, faz elogio fúnebre de Francisco de Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .