Cérebro Meu
Programa de informação sobre o aumento do número de crianças e jovens diagnosticados com a perturbação de hiperatividade, com défice de atenção e depressão, e os possíveis efeitos da medicação que lhe é administrada, nomeadamente a Ritalina que contem a substância metilfenidato, uma reportagem da autoria da jornalista Mafalda Gameiro.
Resumo Analítico
Simulação de jovem a estudar; plano dos olhos de mulher; Duarte Matos corre pela praia; Teresa Santos, mãe de Duarte, fala sobre o filho; imagens de arquivo (com efeitos) de entrevista a Teresa em 2010 e de Duarte (com rosto desfocado) a brincar na praia alternado com Ana Rodrigues, técnica de educação especial e reabilitação, que refere em que consiste a perturbação; embalagens de medicamentos “Ritalina”; artigos de jornal sobre o assunto; esquema com balança representativa dos efeitos secundários do metilfenidato no ser humano; mulher ao microscópio. 04m18: Jornalista Mafalda Gameiro entrevista Matilde Marques, engenharia química do Instituto Superior Técnico (IST), sobre o metilfenidato alternado com material de laboratório; objeto ilustrativo dos efeitos que a referida substância produz no cérebro humano; esquema com balança. 06m08: Duarte (com rosto desfocado) corre pela praia e recorda a medicação de que foi alvo em 2010 alternado com Teresa e Vítor Matos comentam o diagnóstico do filho; Bernardo Corrêa, neuropsiquiatra, na Fundação Champalimaud, comenta os critérios e diagnósticos que justificam a utilização do metilfenidato; Alexandre Silva, pai e Gonçalo, filho, conversam à saída da escola e chegam a casa; Alexandre Silva e Filipa Cortes recordam os recados e telefonemas das professoras relativamente ao comportamento do filho e a receita de administração do medicamento Ritalina, alternado com Gonçalo em casa; grafismo ilustrativo das folhas do resumo elaborado pelo Infarmed sobre o metilfenidato. 11m14: Ana Rodrigues refere as razões que explicam o aumento de diagnóstico deste défice nas crianças alternado com imagens aceleradas de mãos de criança a folhear livro e mexer em material de estudo com grafismo representativo do número de medicamentos vendidos em 2004 e 2014; Iara Varela (com rosto desfocado) na cozinha com a mãe Inês Varela, refere a medicação que toma e os efeitos que sente; Inês comenta o diagnóstico dos médicos relativamente à sua filha e medicação administrada. 15m10: Bernardo Corrêa, Ana Rodrigues e Ana Vasconcelos, pedopsiquiatra, comentam os critérios clínicos em que se baseiam os diagnósticos e as medicações administradas às crianças alternado com objeto representativo do cérebro com efeitos; Iara refere os efeitos do medicamento; imagens aceleradas de mãos de criança a brincar; frasco de medicamentos “Ritalina”; Duarte refere os esforços dos pais para o ajudar e Vítor e Teresa referem atitudes do filho. 18m13: Teresa e Duarte entram no centro de análises e realização da colheita de sangue para análise dos neurotransmissores de Duarte; Ana Vasconcelos comenta os casos em que os medicamentos não melhoraram a situação; embalagens de medicamentos; Bernardo Corrêa refere as principais preocupações das pessoas relativamente a estas perturbações com destaque para o foro académico alternado com imagens aceleradas de criança a escrever em caderno. 20m23: Linda Serrão, Presidente da Associação Portuguesa da Criança Hiperativa, caminha pelo Cais do Sodré e refere os casos dos seus filhos diagnosticados com hiperatividade e a medicação administrada alternado com Inácia Santana, professora do 1º ciclo, a escrever no quadro e a referir os aspetos negativos de medicar as crianças e os sinais que podem indicar uma perturbação; sala de aula vazia. 23m15: Ratos, material e investigadores no laboratório na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) alternado com Mafalda Gameiro e Ana Paula Silva, investigadora do Institute for Biomedical Imaging and Life Sciences (IBILI) da FMUC, num corredor, a referir as razões que levaram a focar esta perturbação, os efeitos negativos da medicação mal aplicada e a vulnerabilidade do cérebro; imagens de células cerebrais; objeto representativo do cérebro humano com efeitos. 25m11: Artigos de jornal sobre o assunto; Duarte, Teresa e Vítor dirigem-se para consulta; criança a jogar no computador e no tablet alternado com Inácia Santana e Ana Vasconcelos a comentarem a postura e os métodos da escola face a estas situações; Joana Gonçalves, estudante de mestrado, trabalha no computador e comenta o nível da sua produtividade mediante a medicação que toma; Bernardo Corrêa refere casos de estudantes académicos que tomam metilfenidato para obterem melhores resultados; grafismo representativo de emails trocados com o secretário-geral da associação de estudantes da faculdade de ciências médicas de Lisboa; plano de mãos a manusear telemóveis; comprimidos. 29m32: Teresa Summavielle, investigadora do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, comenta a vertente ética associada ao consumo de metilfenidato por estudantes e os efeitos a médio e longo prazo do consumo desta substância e trabalha no laboratório; Bernardo Corrêa refere métodos de detetar se os estudantes tomam este medicamento; Teresa e Vítor comentam os resultados das análises e da consulta de Duarte; plano ao nível de pernas a andar de skate.