Causas das cheias de Lisboa de 1967

00:25:08

Programa apresentado por Luís Filipe Costa sobre a construção desenfreada e a falta de planeamento urbanístico, o que, segundo o Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, foram as principais causas para as cheias de 1967 em Lisboa.

  • Nome do Programa: Causas das cheias de Lisboa de 1967
  • Nome da série: Há só uma Terra
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Luís Filipe Costa, Gonçalo Ribeiro Telles
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Lisboa, construção de prédios na Calçada de Carriche. António Manuel Francisco, habitante do Olival de Basto, referindo-se à construção desenfreada de prédios em zonas de hortas e às cheias de 1967. Vista geral de hortas, terrenos baldios e urbanização. Jornalista Luís Filipe Costa refere-se ao espaço citadino e ao meio ambiente. Imagens de Arquivo das cheias de 1967, na zona de Olival de Basto e na Póvoa de Santo Adrião. Paço do Lumiar, prédios em construção; Calçada de Carris; vista de Olival de Basto e Odivelas. 29m23: Entrevista a Gonçalo Ribeiro Telles, Arquiteto Paisagista e Subsecretário de Estado do Ambiente, que explica ,com recurso a um desenho, como o vale do Paço do Lumiar, que ocupava zonas agrícolas que foram destruídas e deram lugar a prédios e ruas, ficou sem um sistema adequado de se proteger contra as cheias e qual a solução urbanística para a Lezíria de Loures; intercalada com vista da zona do Olival de Basto cheia de lixo por todo o lado, com as fundações dos prédios à vista e rebanhos de ovelhas que atravessam a povoação. 41m23: Arquiteto Ribeiro Telles entrevista António Manuel Francisco, agricultor, sobre as hortas da Póvoa de Santo Adrião intercalada com a Ribeira de Loures, couves, mulheres a apanhar alfaces e homens a plantar couves. 44m20: jornalista Luís Filipe Costa refere-se à exploração do campo pela cidade e da cidade que invade o campo; intercalado com: saída de esgoto para a ribeira de Loures; lixo junto a prédios; plantação de alfaces; pintos e galinhas junto às hortas; mercado de legumes ao ar livre.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .