Casa-Museu de Camilo Castelo Branco

00:23:43

Programa apresentado por José Manuel Oliveira, responsável da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco em São Miguel de Seide, perto de Vila Nova de Famalicão, sobre esta instituição e sobre a vida e obra do escritor que nela escreveu grande parte da sua bibliografia.

  • Nome do Programa: Casa-Museu de Camilo Castelo Branco
  • Nome da série: Casas com História
  • Locais: São Miguel de Seide
  • Personalidades: José Manuel Oliveira
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Locução: Paulo Galvão. Produtor: Cristina Alves. Realizador: Margarida Moura Guedes.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

02m36: Grafismos; textos com dados históricos e biográficos, sobre a Casa-Museu do escritor Camilo Castelo Branco. 03m22: Exteriores da Casa-Museu em São Miguel de Ceide, Vila Nova de Famalicão; interiores da Casa-Museu; retrato de Ana Plácido e de Camilo Castelo Branco; imagens fixas da Casa-Museu; fotografias de família de Camilo Castelo Branco; retrato de Manuel Pinheiro Alves; retratos de Nuno Castelo Branco e Jorge Castelo Branco, filhos de Camilo e Ana Plácido; retrato e quarto de Nuno Castelo Branco; carta manuscrita de Nuno Castelo Branco, dirigida a Maria Isabel da Costa Macedo, com quem veio a casar; retrato de Maria Isabel. 08m43: Espaço envolvente da Casa-Museu; árvore, conhecida por acácia "o Jorge", que terá sido plantada pelo filho de Camilo; poema intitulado "Jorge". 09m46: Retrato de Camilo Castelo Branco e de Manuel Joaquim Botelho, pai. 10m24: Capa das obras de Camilo Castelo Branco. 11m00: Cozinha e sala de jantar, que ilustram a casa senhorial, do Portugal rural do Século XIX; escritório; estante com livros; capa e páginas do livro "A relíquia" de Eça de Queirós, com notas de Camilo Castelo Branco; página de rosto da obra rara da "História de Portugal, desde o começo da Monarquia em 1095 até à época actual, escrita em alemão" pelo Dr. Henrique Schaeffer e datada de 1842; notas manuscritas de Camilo. 14m30: Retratos de Ana Plácido; capa do livro "Amor de perdição", de Camilo Castelo Branco, acompanhada de referências à obra; gravura de Camilo Castelo Branco. 15m31: Crucifixo; quarto de Camilo Castelo Branco; página de rosto da obra "Theatro de Molière-primeira tentativa-Tartufo" de António Feliciano de Castilho; castiçal; gravura de Camilo Castelo Branco. 16m24: Quarto de Ana Plácido; sala de banho. 17m42: Relógio de caixa alta; sala de bilhar (jogo); relógio de parede, com numeração romana; ouve-se o bater das horas; referências ao suicídio do escritor; pistola; gravura a preto e branco do caixão com coroa de flores e do funeral à porta da igreja, para ilustrar a morte de Camilo Castelo Branco; igreja; torre sineira; ouvem-se as badaladas dos sinos. 20m43: Espaço de exposições temporárias, na Casa-Museu; exposição "Os passos de Camilo: 1825-1890"; textos com excertos do percurso biográfico do escritor; estojo com óculos. 22m41: Capa do livro "Um animal de quatro cartas" de Camilo Castelo Branco. 23m04: Exterior e interior do "Centro de Estudos Camiliano", da autoria de Siza Vieira; biblioteca; computadores; auditório; galeria; jovens no espaço envolvente, visitam a Casa-Museu.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .