Casa de Serralves no Porto

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Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à Casa de Serralves e os seus jardins, um conjunto singular da mais luxuosa arquitetura e artes decorativas produzidas nos anos 30 do século XX, exemplar único da arquitetura Art Déco, encomendado por Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela, a José Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques Émile Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt, conforme nos explica o convidado André Tavares, arquiteto distinguido com o Prémio Fernando Távora 2015.

  • Nome do Programa: Casa de Serralves no Porto
  • Nome da série: Visita Guiada IV
  • Locais: Porto
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, André Tavares
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Convidado: André Tavares.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas aéreas da Casa de Serralves, no Porto, seus jardins e zona envolvente, exteriores deste monumento nacional, retrato a preto e branco de Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela, (1895-1968), rico industrial do têntil, apresentadora, faz resumo da temática do programa. Paula Moura Pinheiro, conversa com André Tavares, sobre o historial desta casa, retrato a preto e branco de Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela, (1895-1968), proprietário e encomendador do projeto, fotografia a preto e branco desta antiga quinta de veraneio da família, retrato a preto e branco de José Marques da Silva (1869-1947), arquiteto que desenvolveu, alterou e executou o projeto de Charles Siclis (1889-1942), arquiteto francês, fotografia a preto e branco da Casa de Serralves em construção, 1932, panfleto da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, em Paris, 1925, onde se veiculou a arquitetura Art Déco, fotografias a preto e branco de automóvel e avião dos anos 30, vistas aéreas panorâmicas da Casa de Serralves, mais um retrato a preto e branco de Carlos Alberto Cabral, e exteriores da Casa de Serralves. Pala e porta de entrada da autoria de Charles Siclis (1889-1942), retratos a preto e branco do próprio e de José Marques da Silva, arquiteto, desenhos do Teatro Pigalle, Paris, 1929, aguarelas do alçado sul da Casa de Serralves e perspetiva da sua entrada norte da autoria de Charles Siclis, 1929. Exterior da Capela do séc. XIX que o proprietário entendeu preservar e que foi recoberta com um forro exterior que a integra visualmente no conjunto da casa, planta da fachada principal da Casa de Serralves, de Charles Siclis, 1931, pórtico da capela, interior, altar, interiores da casa, dos seus três pisos, um piso enterrado, que alberga a cozinha, a despensa e os locais de serviço, um piso térreo, onde se encontram todas as salas de estar, de jantar, átrios e biblioteca, um primeiro piso, que corresponde à zona privada. Vista do jardim a partir das portas envidraçadas do salão, retrato a preto e branco de Jacques Émile Ruhlman (1879-1933), decorador, a quem se deve a conceção da sala de jantar, do hall, do salão, do vestíbulo e da sala de bilhar, sucessão de fotografias de mobiliário com design da sua autoria, portão de ferro forjado, da autoria de Edgar Brandt, puxadores de porta, aparelho de aquecimento, soalho em madeiras exóticas, pormenores do estuques decorados, fotografias do hall decorado à época, agora vazio, a consola de Jacques Émile Ruhlman é o único mobiliário da sala de jantar atual, candeeiros, demonstração dos estores ainda funcionais. Escadaria para o 1º piso, a claraboia do teto do hall do primeiro andar, de René Jules Lalique, interior de casa de banho circular forrada a mármore cor-de-rosa, banheira embutida, painéis de espelhos, retrato a preto e branco de Blanche Daubin (1895-1970), esposa de Carlos Alberto Cabral, vista do espaço exterior a partir da sua janela. Interior de quarto de dormir vazio, retrato a preto e branco com o mobiliário original, interior de outra casa de banho em mármore branco, pormenores das torneiras, lavatório em mármore maciço, interior de salão vazio. Passeio pelos jardins de Serralves da autoria de Jacques Gréber (1882-1962), arquiteto paisagista, retrato a preto e branco do próprio, planta do eixo urbano principal da cidade de Filadélfia, EUA, da sua lavra. Alameda dos Liquidâmbares, árvores norte-americanas de grande porte, ao longo deste parque obras de arte de vários artistas contemporâneos são expostas, ao lado da flora típica da Região Norte de Portugal, como carvalhos, bétulas e o teixo. Portão com cerca em ferro, pormenores da flora, árvores, lago com fonte, imagem com a capa do filme "The Fountainhead" em Portugal teve o titulo "Vontade Indômita" de King Vidor, de 1949 a partir do livro com o mesmo nome, da escritora russo-americana Ayn Rand de 1943. Final do programa com vistas aéreas da Casa de Serralves, no Porto, seus jardins e zona envolvente.

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