Casa-atelier de Vieira da Silva e de Arpad Szenes

00:37:57

Programa histórico-cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à Casa-atelier de Vieira da Silva e de Arpad Szenes, em Lisboa, legado à Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (FASVS), reservatório do seu espólio, local onde a pintora trabalhou nos períodos que esteve em Portugal e onde se promovem atividades de aperfeiçoamento da arte contemporânea e desenvolvimento da cultura e educação artísticas, tendo como convidados Marina Bairrão Ruivo, Diretora da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, e Bruno Gaspar, Cronista de Viagens.

  • Nome do Programa: Casa-atelier de Vieira da Silva e de Arpad Szenes
  • Nome da série: Visita Guiada
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Marina Bairrão Ruivo, Bruno Gaspar, Arpad Szenes, Maria Helena Vieira da Silva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Produção: Céu Tavares Pinto.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Jardim das Amoreiras, em Lisboa, fonte, quadro e vários retratos a preto e branco de Maria Helena Vieira da Silva a pintar, com o seu marido Arpad Szenes, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, refere a temática do programa. Globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade de Lisboa assinalada, vista panorâmica de Lisboa na zona das Amoreiras, jardim das Amoreiras com coreto, Aqueduto das Águas Livres, exterior da Casa-atelier de Vieira da Silva e de Arpad Szenes. Paula Moura Pinheiro conversa com Marina Bairrão Ruivo sobre a escolha deste local pela própria artista, exterior da casa na Rua das Chagas, no Bairro Alto, onde nasceu, lápide explicativa, pintura "Rua das Chagas", de Vieira da Silva, 1952, fotografia a preto e branco de Vieira da Silva em criança ao colo do seu pai, Leysin, Suíça, 1910, explanação da sua biografia, fotografias a preto e branco do antigo hotel Avis, casa do seu avô paterno e onde a artista morou, retratos a preto e branco de Maria do Céu da Silva Graça, Mãe de Vieira da Silva, 1900, de Vieira da Silva com a mãe, Leysin, Suíça, 1910, também com a mãe em Paris, 1928, exterior de casa de ambas a partir de 1926, Vieira da Silva com a mãe e Arpad Szenes, exterior da Casa do Alto de São Francisco, Lisboa, onde morou com a sua mãe, fotografias a preto e branco de beijo de Vieira da Silva e Arpad Szenes, de ambos no Rio de Janeiro, Brasil, 1940-42, em Paris em 1949, 1960 e 1983, do casal em Budapeste em 1930, no atelier do Boulevard Saint-Jacques, Paris, em 1948. Pinturas de Vieira da Silva sobre o Jardim das Amoreiras, catálogo do Salão dos Independentes e catálogo da exposição de Vieira da Silva. Exterior da Fundação - Museu, travelling pelo seu interior, pintura "Atelier, Lisbonne", 1934-35, comentário sobre o percurso artístico da pintora e desta obra emblemática modernista, desenhos sobre anatomia humana por Vieira da Silva, pinturas "Composition", Vieira da Silva, 1936, e outra "Composition", de 1936. Retratos a preto e branco de Arpad Szenes, Paris, 1938, e com Vieira da Silva, Paris, 1937, destaque para a obra "La Partie d´Ochecs" (A Partida de Xadrez), 1943, pormenores e explicação do mesmo, retratos a preto e branco de Vieira da Silva na Pensão Internacional, 1942-1947, Rio de Janeiro, Brasil, de Arpad Szenes e Vieira da Silva entre amigos, Rio de Janeiro, Brasil, 1946, Arpad Szenes na Pensão Internacional, Brasil, 1942-47, Vieira da Silva no Rio de Janeiro, 1940-1942, pintura de Vieira da Silva sobre Lisboa. Capa do livro "Escrita Íntima, Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes - Correspondência 1932-1961", quadros "Au fur et à mesure", Vieira da Silva, 1965, pormenores e comentários, "Ariane", Vieira da Silva, 1988, em comparação com "Mer, étude", de Arpad Szenes, 1979, "Papillons", 1951-52. Conversa com Bruno Gaspar, detalhes do quadro "Papillons", de Vieira da Silva, capa do catálogo raisonné de Vieira da Silva, interiores da fundação. Conversa com Marina Bairrão Ruivo no Centro de Documentação, panorâmica aérea das instalações e área circundante, exterior do edifício, fotografia antiga do mesmo, fotografia a preto e branco de Vieira da Silva com Sommer Ribeiro, em Paris, 1990, biblioteca, carta manuscrita de Beatriz Costa a Vieira da Silva. Painel de azulejos da Estação de Metro da Cidade Universitária, Lisboa, com o painel "Le Métro", uma transposição para azulejo, por Manuel Cargaleiro, de um guache de Vieira da Silva datado de 1940 inicialmente denominado "Abrigo Anti-Aéreo". Cartas manuscritas de Fernando Lopes-Graça a Vieira da Silva, capa do seu disco com pintura da artista, de Sophia de Mello Breyner Andresen, cartazes de comemoração do 1º aniversário do 25 de Abril com pinturas de Vieira da Silva (A Poesia está na Rua), capas dos livros "Alberto Lacerda com Vieira da Silva e Arpad Szenes" e "Gatos Comunicantes" correspondência entre Vieira da Silva e Mário Cesariny, 1952-1985", carta manuscrita de Vieira a Cesariny com leitura da mesma em off. Retrato de Vieira da Silva e Arpad Szenes e carta manuscrita de Arpad Szenes à sua mulher com leitura da mesma em off. Exterior da Casa-atelier, interior, objetos pessoais do casal, material de pintura, quadro "Atelier, Lisbonne", 1934-35, sala e quartos da residência para artistas no piso superior, móveis, loiça azul e branca, pincéis e tintas, cavaletes, cozinha com painel de azulejos, fotografia a preto e branco de Arpad Szenes e Vieira da Silva na Casa do Alto de S. Francisco nesta mesma sala, fotografias de ambos nas paredes, fotografias de Vieira a pintar em vários momentos da sua vida, autorretrato da pintora e retrato pintado de Arpad Szenes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .