Caos nos Registos
Muito tempo de espera para obter cartão de cidadão ou passaporte nas conservatórias do registo civil e lojas do cidadão em Lisboa, o sindicato aponta para a falta de recursos humanos, como motivo para a atual situação.
Resumo Analítico
Fila de pessoas na rua, umas em pé outras sentadas em bancos junto às portas de conservatórias e de lojas do cidadão; longa fila à porta de Loja do Cidadão; declarações de populares sobre a dificuldade de serem atendidos e o tempo de espera para tratar dos seus documentos; longas filas de populares no passeio junto a Conservatória e Loja do Cidadão; declarações de Sofia Carvalho, Vice-Presidente do Instituto dos Registos e Notariado que a partir de 25 de março, as conservatórias do registo civil de Lisboa e Cacém vão funcionar exclusivamente por agendamento durante o período da manhã, que pretende desconcentrar o atendimento que se está a focar nos períodos de abertura do atendimento; interior de loja de cidadão com plano para balcão onde se trata o cartão de cidadão; pessoas à espera e outras a serem atendidas em Loja do Cidadão; Sofia Carvalho sobre haver um aumento de registos para obter o cartão de cidadão, principalmente por parte de cidadãos do Reino Unido a viver em Portugal; pessoas a serem atendidas em Loja do Cidadão; declarações de Arménio Maximino do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado, sobre terem um défice de 1.500 trabalhadores num universo de 5 mil; Sofia Carvalho sobre não estarem a atender menos cidadãos do que nos períodos anteriores; plano de mão com senha; interior e exterior de Loja do Cidadão.