Caminhos Portugueses de Santiago

00:30:16

Documentário histórico sobre peregrinações feitas por portugueses a Santiago de Compostela, em Espanha, ao longo dos tempos, e as rotas utilizadas para o efeito.

  • Nome do Programa: Caminhos Portugueses de Santiago
  • Nome da série: Caminhos Portugueses de Santiago
  • Locais: Espanha, Portugal
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Gomes Ferreira Desenhos: Eduardo Lemos e Alvaro Camiña. Realizador: Adriano Nazareth.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Santiago de Compostela, peregrinos em 23.07.1965, quando se celebra o Ano Santo Compostelano; catedral e ruas da cidade; procissão pelas ruas de Santiago de Compostela; descrição das rotas utilizadas pelos portugueses, ao longo dos tempos, através de desenhos e imagens dos locais de passagem e abrigo. 05m52: Lisboa, Sé Catedral, Mosteiro dos Jerónimos e Casa dos Bicos; Mosteiro de Alcobaça; Coimbra, Sé Velha e túmulo da Rainha Santa Isabel; Porto, Igreja de Cedofeita; Matosinhos, Mosteiro de Leça do Balio; Vila do Conde, Igreja Matriz; Póvoa de Varzim, Igreja de Rates; rio; remo; Viana do Castelo, Castelo do Neiva, hospital velho. 15m45: Ponte românica de São Pedro da Torre; Valença, marco romano milenário; mapa com as rotas utilizadas pelos peregrinos alternado com Castelo de Guimarães; Braga, Sé; Braga, Capela de Nossa Senhora da Glória, túmulo de D. Gonçalo Pereira; Ponte da Barca, Igreja de Bravães; ponte de Ponte da Barca; montes; Arcos de Valdevez, Mosteiro do Ermelo; Braga, Ponte do Prado, Capela de São Frutuoso; ponte em Ponte de Lima; caminho de pedras; Paredes de Coura, Igreja de Rubiães, alternado com desenhos representativos do caminho dos peregrinos. 25m22: Espanha, Galiza, Catedral de Santa Maria de Tui; Pontevedra, Real Basílica de Santa Maria a Maior, movimento de rua; Catedral de Santiago de Compostela; pórtico da catedral; pessoas na Praça do Obradoiro; ruas, alternado com desenhos representativos do caminho dos peregrinos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .