Cabinda Independência ou Morte – Parte I

00:16:21

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre o enclave de Cabinda e o movimento "Frente de Libertação do Enclave de Cabinda - Forças Armadas de Cabinda" (FLEC-FAC) que luta pela independência deste território, uma reportagem do jornalista José Manuel Silva.

  • Nome do Programa: Cabinda Independência ou Morte
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Angola
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, José Manuel Silva Levy, Agostinho Neto
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: José Manuel Silva. Locução: Jorge Moreira. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Floresta do Maiombe de Cabinda, homem a remar em pé numa piroga; pessoas a serem transportadas de piroga para as margens de um rio; vegetação e plano de um rio. Militares e civis da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda, FLEC-FAC; planos vários de militares da FLEC-FAC a penetrarem a floresta do Maiombe. 07m57: Aquartelamento do Movimento FLEC-FAC na floresta do Maiombe, civis e militares a cantarem o hino do Movimento de Libertação de Cabinda e a gritarem palavras de ordem ..."Abaixo a ocupação Angolana" e "Viva a Independência de Cabinda"; discurso de um representante do Movimento de Libertação na comemoração do Dia da Juventude Cabindense; plano próximo de populares, intervenção de um apoiante da FLEC-FAC; plano próximo de crianças empunhando bandeira do território de Cabinda. 10m34: Grafismo com o delineamento fronteiriço do enclave de Cabinda com o Congo, com o Zaire e a fronteira deste último com Angola. Aquartelamento do Movimento FLEC-FAC na floresta do Maiombe, militar faz continência a grupo de militares e a dirigentes políticos do movimento; declarações de Alexandre Tati, Secretário Geral do Escritório Central da FLEC-FAC sobre a ocupação Angolana do território de Cabinda. 11m24: Imagens de arquivo a preto e branco de marcha de militares portugueses; contingente de sipaios; pelourinho assinalando a presença de portugueses no território de Cabinda e tratado assinado em Simulambuco em 1885; oficial negro do exército português a hastear bandeira portuguesa; parada de tropas portuguesas constituída por brancos e negros; Mário Soares, Primeiro-ministro e Agostinho Neto, representante do MPLA na Assinatura dos Acordos de Alvor; discurso de Melo Antunes, Ministro Sem Pasta do III Governo Provisório, a ler a aprovação da inclusão do território de Cabinda como parte integrante do território de Angola. 13m01: Entrevista a Papa Mateus da FLEC-FAC. 13m41: Imagens de arquivo de Cabinda, de vista geral do porto e da baía da cidade, movimento de rua, fachada de um prédio e da Papelaria Cabinda, trânsito local, plataforma petrolífera ao largo de Cabinda, vista da cidade e bairro nos arredores. 14m24: Entrevista a Alexandre Tati, Secretário Geral do Escritório Central da FLEC-FAC. 15m22: Aquartelamento da FLEC-FAC, festejos da comemoração do Dia da Juventude Cabindense; cabindenses a cantarem o Hino de Portugal; professor a dar aulas de português a crianças num local improvisado para o efeito; criança fardada e com metralhadora a frequentar aula de português, professor que é guerrilheiro da FLEC-FAC dá aula de matemática; biblioteca do acampamento, cabanas improvisadas para o ensino de várias disciplinas; populares; civil com metralhadora ao ombro; casa construída com ripas de madeira; mulher a falar em dialeto da região; aquartelamento; guerrilheiros armados intercalado com declarações de José Maria Lello, responsável pela Educação e José Gomes professor de matemática e guerrilheiro da FLEC-FAC.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .