Brasil II – Parte II

00:24:50

Segunda parte do segundo programa sobre o Brasil, dedicado ao património histórico, cultural e paisagístico do Estado da Baía, através de uma viagem pelo território que dá a conhecer os seus recursos naturais e turísticos, bem como as suas tradições, crenças e costumes locais, muitos deles influenciados pelos negros de África trazidos para a região no tempo da escravatura.

  • Nome do Programa: Brasil II
  • Nome da série: Gente Remota
  • Locais: Brasil
  • Personalidades: Carlos Brandão Lucas
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria, Apresentação e Realização: Carlos Brandão Lucas. Locução: Carlos Brandão Lucas e Maria Dinah.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Igrejas e património arquitetónico da cidade de São Salvador da Baía; grupo de turistas; mulheres de branco entram na igreja; vendedora de talismãs e amuletos; fortes portugueses junto à costa; fachada do Solar do Unhão, onde se encontra o Museu de Arte Moderna da Baía, antiga prisão na época da escravatura; baiana com traje típico; paisagem rural; trânsito na estrada; fila de assalariados à entrada de fábrica aguardam por trabalho; chaminé de fábrica de bebidas alcoólicas; canaviais; vistas de Cachoeira; fachada da Capela dos Negros Nagôs e do Cemitério dos Negros em Monte Formoso, ligados à época da escravatura; papagaio; património arquitetónico de estilo barroco; estação de comboios; declarações de Almiro João, Chefe da estação; ponte em ferro construída no reinado do Imperador Dom Pedro II; plano geral de São Félix, do outro lado do Rio Paraguaçu; vistas gerais de Cachoeira; planos da fachada da sede da Irmandade Nossa Senhora da Boa Morte, no Largo da Ajuda, fundada na época da escravatura; declarações da Irmã Anália; fotografias a preto e branco de festejos na cidade; pinturas alusivas a esta Irmandade; peças de ourivesaria dos séculos XVIII e XIX, em exposição no Museu Carlos Costa Pinto, coleccionador, que serviam de moeda em troca da liberdade de escravos. 36m24: São Salvador da Baía, declarações de Olinda do Acarajé, vendedora baiana vestida tradicionalmente; bancas de comida no mercado; fachada e interior do edifício onde está instalado o Museu Afro-Brasileiro; peças em exposição relacionadas com ritos religiosos; estatuetas de arte africana; atuação de praticantes de capoeira da Associação de Capoeira Mestre Bimba; tocador de berimbau; elevador que liga a baixa à alta da cidade em movimento; movimento de rua e vistas do centro histórico da cidade; fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos escravos no século XVIII; Largo do Pelourinho, classificado pela Unesco de Património da Humanidade; edifício e interior da Fundação Casa Jorge Amado; quadros cheios de côr; ensaio da banda de crianças tocadoras de tambor; declarações de Jorge Fernandes e Manoel de Almeida Cruz, Grupo Cultural de Olodum. 47m31: Pontos turísticos da região; tocador de viola interpreta canção típica popular.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .