Biosfera

00:44:42

Magazine dedicado ao ambiente, apresentado por Maria Grego, cujo programa é consagrado ao impacto ambiental e económico da praga de nemátode, catástrofe ecológica provocada por insetos coleópteros que infetam vastas áreas de pinhal-bravo de Portugal desde 1999. Bilhete de Identidade dedicado às características do camelo, mamífero muito resistente originário do leste asiático. Apresentação da campanha de recolha do lixo eletrónico, uma iniciativa dos ambientalistas australianos que advertem para os perigos das substâncias tóxicas e perigosas que estes equipamentos contêm. Resolução do problema das lamas, resíduos provenientes das estações de tratamento de águas residuais, através de uma solução amiga do ambiente. A fechar, as habituais notícias ambientais e as informações gerais sobre o estado do ar no nosso país.

  • Nome do Programa: Biosfera
  • Nome da série: Biosfera
  • Locais: Portugal
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Maria Grego. Locução: Rute Marinho e César Nóbrega. Coordenação editorial: Arminda Sousa Deusdado. Consultor editorial: Bernardino Guimarães. Jornalistas: Marília Moura e Joana Guedes Pinto. Produtores: Inês Marques. Grafismo: Marina Peres. Coordenação Geral: Daniel Deusdado.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Imagens ao microscópio do nemátode; capa do exemplar do livro "The Pinewood Nematode"; notícias nos jornais; troncos e folhas de pinheiros bravos afetados pela doença; depoimento de Manuel Mota, Professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, José Manuel Rodrigues, Coordenador do PROLUNP (Programa Nacional de Luta contra o Nemátodo da Madeira do Pinheiro) da Direção Geral dos Recursos Florestais, e Jaime Silva, Ministro da Agricultura; fotografia de nemátode; pinhal; imagens animadas sobre o programa de luta contra o nemátode da madeira de pinheiro; mapa de Portugal com destaque para a área afetada; vasta zona verde com plantação de pinheiros. Imagens animadas ilustram características do nemátode, e modo de infeção e transmissão da doença; declarações de Rui Manuel Dinis, Presidente da APFCA, e Carla Nunes Santos, Engenheira Técnica Florestal da APFCA; pinhal e pinheiros afetados; floresta ardida; mulher a caminhar no meio da floresta de pinheiros; grafismo informativo do modo de isolar e eliminar a doença, e do plano de monotorização na nova zona de restrição; troncos de árvores afetadas que foram cortadas; mapa de Portugal com destaque para as regiões do centro afetadas pela doença; Plantação de pinheiro bravo; mapa de Portugal com destaque para as regiões de pinhal bravo e a sua evolução desde o Regime Florestal de 1903. Camelos em cativeiro; declarações de Helena Sabino, bióloga; Fotografias de pinheiros afetados por nemátode; declarações de Isabel Abrantes, Professora do Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra, e Luís Fonseca, Bolseiro da Universidade de Coimbra, autores do projeto de investigação que visa fazer o diagnóstico e abreviar o tratamento das espécies afetadas; Austrália, computadores obsoletos numa lixeira; declarações legendadas de Clare Donovan, da Fundação de Conservação Australiana, Ken Kanofski, da Soluções Ambientais WSN, e Will LeMessurier, Soluções de Desperdício Eletrónico MRI; crianças ao computador; armazém repleto de computadores; destruição de aparelhos eletrónicos. Imagens em moldura ilustram declarações de Fernando Castro, Engenheiro Metalúrgico do Centro para a Valorização de Resíduos, sobre a reciclagem dos metais perdidos resultantes dos resíduos industriais. Notícias ambientais na internet e informações sobre o estado do ar em Portugal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .