Biografia – Vida e Obra do Padre Joaquim Alves Correia II

00:52:27

Programa sobre a vida e obra do Padre Joaquim Alves Correia.

  • Nome do Programa: Biografia - Vida e Obra do Padre Joaquim Alves Correia
  • Nome da série: Biografia
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Joaquim Alves Correia, Dom António Ferreira Gomes, Abel Varzim, João Coelho, Helena Cidade Moura, Raul Rêgo, João Sá da Costa, Maria Miquelina Summavielle
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: Antena2
  • Menções de responsabilidade: João Coelho (realização); Henrique Canto e Castro (actor); Participações de: João Sá da Costa, Elza Rocha (religiosa), Raul Rêgo, Helena Cidade Moura, Padre Rocha e Maria Miquelina Summavielle (entrevistados); António Pereira (assistência técnica); Carlos Fernandes (sonorização).
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Som: Stereo

Resumo Analítico

Joaquim Alves Correia (Aguiar de Sousa, concelho de Paredes, 5 de Maio de 1886 — Pittsburgh, E.U.A., 01 de Junho de 1951), foi um sacerdote católico e resistente anti-fascista, estudou nos seminários da Congregação do Espírito Santo, em Ermesinde (onde concluiu o curso secundário), em Sintra (onde concluiu o curso filosófico) e em Chevilly, França, onde se ordenou presbítero, a 28 de Outubro de 1910. Distinguiu-se pela sua mentalidade progressista em relação à emancipação política das colónias portuguesas e das populações coloniais, muito longe do paternalismo e segregacionismo do regime salazarista; opôs-se também a todas as formas de totalitarismos de direita e de esquerda e integrou o M.U.D., em 1945; a sua frontalidade desassombrada valeu-lhe, pouco depois da publicação do artigo "O Mal e a Caramunha", sobre a "Noite Sangrenta" de 1921, o exílio nos Estados Unidos, onde faleceria, juntamente com o padre Abel Varzim e o bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, foi um dos maiores nomes da oposição católica ao Estado Novo em Portugal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .