Biografia – Vida e Obra de Mira Fernandes

00:46:56

Programa sobre a vida e obra de Aureliano Lopes de Mira Fernandes, matemático português, nascido em Mértola, a 16 de Junho de 1884 tendo falecido em Lisboa, a 19 de Abril de 1958.

  • Nome do Programa: Biografia - Vida e Obra de Mira Fernandes
  • Nome da série: Biografia
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Aureliano Mira Fernandes, Sidónio Pais, Duarte Pacheco, Bento de Jesus Caraça, José Manuel Gonçalves
  • Temas: Artes e Cultura, Educação
  • Canal: Antena2
  • Menções de responsabilidade: José Manuel Gonçalves (realização); João Patrício (autor); Eduardo Jacques (actor); Homero Pires e Manuela Nobre (locução); Alves Pinho e Maria Sayanda (sonorização). Participação de Maria Adelaide Carvalho Lima (filha); Remy Freire e Dias Agudo, (professores).
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Som: Stereo

Resumo Analítico

Após a revolução republicana, de 05 Outubro de 1910, Aureliano de Mira Fernandes foi eleito deputado para a Assembleia Constituinte pelo Partido Republicano; Doutorou-se na Universidade de Coimbra em Março de 1911, obtendo a classificação máxima de Muito Bom, com a tese "Theorias de Galois — Elementos da theoria dos grupos de substituições"; no mesmo ano aceitou o convite para professor catedrático do Instituto Superior Técnico, lugar que manteve até se jubilar, em 1954. Finda a I Grande Guerra em 1918, Mira Fernandes aceitou o convite para reger a cadeira de Análise Matemática no Instituto Superior de Comércio, onde teve como alunos Bento de Jesus Caraça e Duarte Pacheco. Em 1928 tornou-se sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa, tendo proposto a nomeação de Einstein e Levi-Civita como sócios correspondentes, proposta essa que foi aprovada na sessão de 17 de Março de 1932; Em 1930 Mira Fernandes tornou-se sócio correspondente da Real Academia de Ciências de Madrid e a 04 de Outubro de 1943, fundou a Junta de Investigação Matemática, juntamente com António Aniceto Monteiro e Ruy Luís Gomes. A Aureliano de Mira Fernandes coube pronunciar a «Oração Inaugural» do Congresso de História da actividade científica portuguesa, realizado em Coimbra, em Novembro de 1940, ali propondo uma reflexão retrospectiva e histórica sobre a investigação científica produzida em Portugal. A partir dos anos quarenta, os trabalhos científicos de Mira Fernandes passaram a aparecer principalmente na "Portugaliæ Mathematica" e na Revista da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .