Bibliotecas Públicas: a Revolução Silenciosa – Parte II

00:23:14

Segunda parte do programa de informação apresentado pelo jornalista Vasco Matos Trigo sobre a criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em 1987, com o envolvimento do poder central e a participação das autarquias locais, numa reportagem da jornalista Graça Chaves.

  • Nome do Programa: Bibliotecas Públicas: A Revolução Silenciosa
  • Nome da série: Sinais do Tempo
  • Locais: São Martinho de Gandra, Moita, Esposende, Vila Franca de Xira, Beja, Cascais, Póvoa de Varzim
  • Personalidades: Vasco Matos Trigo, Maria José Moura, Francisco José Viegas, Maria Luísa Leite, Carreira Marques, Daniel Campelo, Mário Vale, Zita Seabra, José Jorge Letria, José Soromenho Marques
  • Temas: Artes e Cultura, Educação, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Alunos no recreio da Escola Básica de São Martinho da Gandra, aguardam a biblioteca itinerante "bibliomóvel" (carrinha) da Câmara Municipal de Ponte de Lima; crianças requisitam livros na bibliomóvel com a ajuda da bibliotecária; interior da Biblioteca da Moita, com leitores; jovens na sala de audiovisuais; regulamento de utilização; jovens consultam computador. 10h31m57: Declarações de Maria José Moura, do Instituto Português do Livro e da Biblioteca, sobre a importância da biblioteca ao serviço dos cidadãos, e de Francisco José Viegas, escritor, sobre a importância da multimédia nas bibliotecas, a fim de captar potenciais leitores. 10h34m40: Apúlia, Esposende: Biblioteca de Praia: crianças consultam livros ao ar livre, sentadas na relva; leitores assistem à leitura de poesia; pessoas a ler o jornal; estante com publicações periódicas; crianças a ler e a pintar perto da praia. 10h36m01: Biblioteca de Praia de Ofir; declarações de Maria Luísa Leite, bibliotecária, sobre os leitores e os objetivos das bibliotecas de praia; opinião de Alberto sobre os aspetos positivos destas bibliotecas. 10h37m25: Vila Franca de Xira: Biblioteca Municipal no jardim; pessoas a ler ao ar livre e no interior da biblioteca, conversam de forma descontraída; leitores sentados nos sofás; opinião de Cláudio, bancário, sobre as novas bibliotecas; utentes consultam revistas; opinião de Luís, professor, e de Arlete em Arganil, sobre a utilidade, o espaço, as atividades culturais da biblioteca; declarações de Marisa, 16 anos, e de Carla 17 anos, sobre a utilização da biblioteca. 10h40m08: Declarações de Carreira Marques, presidente da Câmara Municipal de Beja; sala infanto-juvenil da biblioteca com crianças; sala de empréstimo com utilizador e bibliotecário; computadores. 10h41m37: Declarações de Daniel Campelo, presidente Câmara Municipal de Ponte de Lima; prateleiras com CDs de música; equipamento de multimédia. 10h42m36: Declarações de Mário Vale, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Arganil; sala de leitura juvenil, com jovens e crianças. 10h43m42: Declarações de Zita Seabra, vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; espaços da biblioteca de Vila Franca de Xira; sala de leitura com publicações periódicas, com utentes mais idosos. Maria José Moura fala daquilo que deve ser a rede de bibliotecas. 10h46m20: Encontro das Bibliotecas Públicas em Cascais; José Jorge Letria, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Cascais, fala das taxas de iliteracia e da aproximação dos leitores às bibliotecas; declarações de Carreira Marques. 10h47m58: Póvoa de Varzim, Porto: estudantes na sala de leitura; Francisco José Viegas, Alice Vieira, escritora, e José Soromenho Marques, professor, falam dos hábitos e índices de leitura; crianças na biblioteca; Joaquim Mestre refere e explica o seu conceito de biblioteca; José Jorge Letria pronuncia-se sobre o futuro do livro e a importância do leitor.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .