Benastarim – Parte I

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Primeira parte do documentário apresentado por Paulo Varela Gomes sobre a conquista de Goa e a governação de Ceilão pelos portugueses no século XVI.

  • Nome do Programa: BENASTARIM
  • Nome da série: O MUNDO DE CÁ
  • Locais: Goa
  • Personalidades: Paulo Varela Gomes
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Camilo de Azevedo e Paulo Varela Gomes Apresentação: Paulo Varela Gomes Genérico: Camilo de Azevedo, Nicolau Tudela e Pedro Santos Produção: Radiotelevisão Portuguesa em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses Realização: Camilo Azevedo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início do programa com plano de praia exótica, em voz off, explicam-se as políticas do rei português para a India na época dos Descobrimentos; Paulo Gomes Varela fala sobre o mesmo assunto, nomeadamente da conquista de Goa e na governação de Afonso de Albuquerque; 04m41/05m38: Vistas de Goa a partir do rio, com destaque para as margens bordadas por palmeiras; 06m15: Fachada da Sé Catedral de Goa com realce para as armas portuguesas na abóboda do edifício; interior da Catedral com destaque para pessoas a rezar; pormenores do interior da Catedral e da talha dourada que a ornamenta; 08m09: Paulo Varela Gomes descreve a cidade de Goa no século XVI, seguida da Rua Direita de Goa com realce para o arco da época da governação portuguesa; gravuras da época e baixos relevos que retratam episódios históricos, nomeadamente a chegada do vice-rei de Goa à India; 11m00: Rio com gado bovino dentro de água; o apresentador dentro de uma canoa manejada por dois nativos, explica a origem da palavra Goa; 12m16: Exterior e interior de templo dedicado a Shiva; hindu a rezar; pormenores dos objectos do culto Hindu; 12m46: Ribeiro de água corrente, seguido de planos do interior do templo de Mahadeva, em Goa; o apresentador relata factos da História de Goa, do vice-rei Afonso de Albuquerque, da localidade de Idalcão e da figura de João Machado; 15m05: Vestígios de um Forte português, em voz off, relata-se a presença portuguesa em Goa; o apresentador continua a sua descrição da História de Idalcão e da cidade de Vitória; 15m45: Vistas da cidade de Vitória; quotidiano desta cidade; juntas de bois que carregam algodão; em simultâneo, voz off, sobre as religiões da India; gado bovino num lago e a pastar; 17m48: Paulo Varela Gomes, relata a História de Bijapur e da figura de Yusuf Adil Shah, o rei sabaio que sucedeu aos Bahamanis na liderança da cidade de Bijapur; 18m35: Vistas de Bijapur e actividades do quotidiano; trânsito, movimento de rua; monumentos da cidade; mesquitas e pormenores dos ornamentos em baixo-relevo das entradas; interior de mesquita muçulmana em Bijapur; o apresentador fala sobre o islão na India; 21m07: Muçulmanos indianos a rezar na mesquita Jami Masjid, em Bijapur; interior da mesquita com pormenores das decorações, nomeadamente da parede poente onde está o mihrab (oratório) com inscrições persas, em voz off, esclarece-se o desenvolvimento das religiões de Bijapur; mesquita de Bijapur, pormenores das arqui-traves, arcos e abóbodas, paredes trabalhadas e tectos pintados, em simultâneo, em voz off destaca-se a arquitectura indiana; 25m42: Exterior de mesquita muçulmana, voz off, explica as diferenças entre a mesquita muçulmana e o templo hindu; 26m16: Paulo Varela Gomes no recinto de Ibrahim Rausa, explica a História destes edifícios muçulmanos, em Bijapur; de seguida vistas deste recinto e em voz off, explicação da arquitectura deste monumento; 28m00: Grande plano de Ibrahim Rausa, seguido de planos do Golgumbaz, túmulo de Mohammed Adil Shah II, datado do século XVII; 28m34: Paulo Varela Gomes, explica as civilizações Bahamanis e a estada de Garcia da Orta na India, seguido de movimento de rua, comércios tradicionais numa feira, em Bijapur; ponte que liga Goa a Bijapur, antigo paço de Benastarim; gravura com mapa da época; 31m10: Negro 31m29: O apresentador relata a História da intervenção dos portugueses em Ceilão, nomeadamente da figura de Miguel Ferreira; 32m17: Cerimónia tradicional com nativos de Ceilão com trajes tradicionais a dançar e a tocar instrumentos típicos; planos aéreos de rio com margens repletas de palmeiras; o apresentador fala da importância da canela do Ceilão; jovem a cortar ramos de árvore para extrair a casca com a qual se faz a canela; pessoas a manufacturarem a canela; plano próximo da operação de raspagem da casca do tronco da planta da canela; varas de canela aguardam o processo de cura; 35m07: Plano próximo de pedras preciosas; minas com homens e mulheres a trabalhar numa mina de safiras; homem peneira lama num tanque de água; 37m46: Manada de elefantes; homens tratam os elefantes; Paulo Varela Gomes explica a importância do elefante para o comércio português em Ceilão no reinado de D. Manuel I e da decadência dos portugueses em Ceilão, seguido de templo com crentes a queimar incenso a uma divindade cingalesa; plano de ex-forte português; grande plano de idoso cingalês com uma grande barba branca; gravura de mapa do Ceilão; 42m15: Corvo em cima de cruz de cemitério; 43m14: Junta de bois a puxar um arado que lavra a terra; Paulo Varela Gomes explica a importância da fortaleza portuguesa de Menik Cadavara, no Ceilão, num campo militar onde se cruzaram as tropas portuguesas e o cingalês convertido Konnappu Bandara que se tornou o rei de Kandy, de seu nome, Dharma Surya; 46m44: Máquina artesanal e homem nativo vestido apenas com um pano que lhe tapa os orgãos genitais, parte cocos e retira-lhes a casca, em voz off, relata-se a passagem do capitão Jerónimo de Azevedo por Ceilão; 47m48: Bando de morcegos gigantes a voar no cair da noite; nativos tomam banho num rio; 49m18: O apresentador fala sobre Malhuana e a sua História, nomeadamente com a coroação do rei de Portugal e Espanha, D. Filipe II como rei do Ceilão; voz off com a explicação da tolerância religiosa em Ceilão.

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