Baixo Alentejo, ainda uma Palavra

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Programa sobre património que pretende estabelecer um guia de Portugal e nos conduziu, com Lagoa Henriques, durante sete programas pelo Baixo Alentejo. Uma última abordagem sobre esta vasta região realça os itinerários percorridos, sintetizando as sete viagens e as linhas fundamentais do património observado.

  • Nome do Programa: Baixo Alentejo, ainda uma Palavra
  • Nome da série: Portugal Passado Presente
  • Locais: Baixo Alentejo
  • Personalidades: António Augusto Lagoa Henriques
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Lagoa Henriques Produção e Realização: Francisco Manso
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Criança com brinquedo (escavadora), grande plano do rosto; coruja numa árvore; abelhas num girassol; campo de girassóis em flor; boas imagens dos apicultores a recolher o mel das colmeias num campo de girassóis seco nos arredores de Cuba; plano de abelha numa flor do rosmaninho e na flor da urgueira; pintura sobre a recolha do mel e quadro com girassóis de Vincent Van Gogh. 05m51: Lagoa Henriques fala sobre a viagem pelo Alentejo, com imagens alternadas de ruínas e vila alentejana, pescador no rio, ruínas, pinturas religiosas. 08m57: Campo de cereal, máquina agrícola debulhadora faz a colheita; imagens de arquivo da ceifa manual. 10m00: Lagoa Henriques fala e mostra os "objeto memória": foice e colher de madeira do pastor. 10m45: Fabrico manual da colher do pastor em oficina de carpintaria; gatos no interior da carvoaria, monte de lenha de azinho e fabrico do carvão de azinho; montes de terra deitam fumo, homem trabalha; cama improvisada à sombra, pote com almoço; grande plano do agricultor com lenço na cabeça por baixo do chapéu. 12m19: Lagoa Henriques fala e mostra o "objeto memória": cadeira talhada em tronco de eucalipto. 12m49: Oleiro a trabalhar o barro, os pés na roda e as mãos no pote de barro; tecedeira a trabalhar num tear manual, mãos e pés; mulheres a fazer tricot; o ferrador de Moura, colocação de ferradura e plano dos utensílios; o pastor a guardar rebanho, tatuagem no braço "Amor de Pais 17-04-1975"; fabrico manual de queijo, plano das mãos; os "carrega de Sines com os chapéus metálicos" a carregar caixas de sardinha; colocação no mar da jangada de pedra da casca em São Torpes; pescador desloca-se na jangada com á ajuda de remo. 15m15: Homem diz poema sobre o namoro, imagens de campo com papoilas. 16m23: Mausoléu de Fialho de Almeida; Alvito; fonte com água a correr; Santiago do Cacem, grupo de idosos; portal gótico da igreja de Santiago do Cacem; sóculo da vida de Santa Clara na Ermida na Vidigueira; imagem de Nossa Senhora da Cinta em Alcácer do Sal; cofre dos fins do século XVI em Grândola onde eram guardados os pelouros da justiça; os corticeiros na apanha da cortiça nos arredores de Grândola; o gótico alentejano da Ermida de Santo André em Beja; o estilo manuelino do claustro da Igreja da Misericórdia de Serpa; painel de azulejos do século XVIII sobre a vida de São Francisco de Assis; altar barroco da Igreja da Senhora da Conceição em Beja; Igreja da Misericórdia em Beja e Teatro de São Carlos em Lisboa (automóveis estacionados à frente e no largo), estilo neoclássico; janela em arte nova em Serpa; Centro Cultural de Beja; pinturas religiosas em Vila Ruiva; moinho de vento a trabalhar. 25m44: Lagoa Henriques lê texto de Fialho de Almeida "Moinhos tarjados de azul", com imagens alternadas do moinho a trabalhar. 27m18: Ruinas romanas de Miróbriga (som de Mozart); os capitéis coríntios da coluna e da pilastra; lucerna do Museu de Santiago do Cacem; as tábuas em bronze de Aljustrel; o pilar visigótico na Igreja de Santo Amaro em Beja; os azulejos árabes da sala do capitulo do Convento de Nossa Senhora da Conceição; as estelas medievais do Museu de Santiago do Cacem; homem lavra a terra com arado manual puxado por animal; rosto de jovem rapariga.

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