Autarquias 85 – Parte I

00:54:19

Primeira parte do programa dedicado às Eleições Autárquicas de 1985, apresentado pelos jornalistas Henrique Garcia, Mário Crespo, Margarida Marante e Miguel Sousa Tavares, em direto dos estúdios da RTP em Lisboa, com os convidados Pedro Santana Lopes, Secretário da Presidência do Conselho de Ministros, Manuel Dias Loureiro, do PSD, Alberto Avelino, do PS, Fernando Seara, do CDS, Carlos Costa, do PCP e da coligação APU, Silveira Ramos, do MDP-CDE, e Carlos Lilaia, do PRD, e ainda com ligações ao Fórum Picoas, em Lisboa, e a várias freguesias de norte a sul do país, e ilhas, onde se encontram jornalistas que acompanham os resultados eleitorais e as reações das populações.

  • Nome do Programa: Autarquias 85
  • Nome da série: Autarquias 85
  • Locais: Lisboa, Porto, Barrancos, Funchal, Aljezur, Gouveia, Ponta Delgada, Arcos de Valdevez, Aldeia da Luz, Bragança, Ponte de Lima
  • Personalidades: Henrique Garcia, Mário Crespo, Miguel Lemos, João Augusto Pacheco e Melo Franco, Jorge Campos, António Pinho Vargas, Manuela Moura Guedes, Carlos Alberto, Fátima Torres, Rui Romano, Cesário Borga, José Lúcio, Emanuel Carreiro, Dina Aguiar
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Henrique Garcia, Mário Crespo, Margarida Marante e Miguel Sousa Tavares.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Direto do jornalista Miguel Lemos, do Fórum Picoas, entrevista o juiz Melo Franco, Presidente da Comissão Nacional de Eleições. 05m03: Reportagem da jornalista Judite de Sousa sobre a região do Porto; intervenção do jornalista Jorge Campos, no café Magestic, no Porto; atuação de António Pinho Vargas ao piano, acompanhado por saxofonista. 11m12: Reportagem sobre os aspetos sócio económicos de Barrancos; vistas da vila; pessoas a trabalharem em diversas atividades; intervenção da jornalista Manuela Moura Guedes, no café da aldeia de Barrancos; entrevista a António Lopes, morador sobre a língua e contrabando. 16m27: Reportagem sobre a aldeia de Vilar de Ossos, em Bragança; vistas da vila e do quotidiano; vivo do jornalista Carlos Alberto (com anomalias na imagem e sem som). 18m25: Reportagem sobre o Funchal; vistas aéreas da ilha; vivo de jornalista, na Associação Recreio Musical União da Mocidade, em São Roque; atuação da Tuna Recreio Musical da União Amigos da Mocidade. 21m52: Reportagem sobre a aldeia de Bertiandos, em Ponte de Lima; vistas da aldeia, quotidiano dos moradores; intervenção da jornalista Fátima Torres, no café central; entrevista ao responsável pelo grupo musica de Cavaquinhos; atuação do grupo. 27m01: Reportagem sobre Aljezur; vistas da vila; artesanato local, cestaria; idosas cantam canções tradicionais; vivo do jornalista Rui Romano, num café de Aljezur; depoimentos de Emanuel Correia, investigador, sobre a evolução histórica e futuro da vila; atuação de Joaquim Cipriano, que interpreta um corridinho algarvio ao acordeão. 32m36: Reportagem na aldeia de São Paio, em Gouveia; vistas da aldeia; adega de vinho; fábricas de tecidos e lãs; intervenção do jornalista Cesário Borga, no café Pacheco; atuação musical Francisco Balsa, que interpreta música tradicional em flauta. 38m19: Atuação em estúdio de José Lúcio, que interpreta tema natalício num violão-arpa. 41m19: Reportagem sobre Ponta Delgada, em São Miguel, nos Açores; vistas da cidade; exterior do Coliseu Micaelense; vivo do jornalista Emanuel Carreiro. 43m28: Direto de Vilar de Ossos, intervenção do jornalista Carlos Alberto; atuação do rancho local. 47m46: Reportagem da jornalista Dina Aguiar sobre a Aldeia da Luz; barragem do Alqueva; declarações de populares; rio Guadiana; declarações de Alexandre Barros, Presidente da Câmara Municipal de Mourão e de Domingos Correia, Presidente da Junta de Freguesia da Aldeia da Luz, sobre a construção da barragem do Alqueva. 51m32: Reportagem na Várzea do Soajo, em Arcos de Valdevez; quotidiano na aldeia; declarações de populares sobre a barragem de Lindoso e expropriações dos terrenos; alunos na escola.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .