Até ao Fundo do Tempo
Programa apresentado por José Hermano Saraiva, dedicado aos progressos e retrocessos na construção de uma sociedade justa e igualitária a nível global, tendo como cenário o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa.
Resumo Analítico
José Hermano Saraiva, no interior do Museu de Arqueologia em Belém, Lisboa; excerto de imagens sobre a viagem à Lua, descolagem de vaivém espacial, astronautas na Lua pertencentes ao programa espacial americano; explosão atómica; combates da 1ª Guerra Mundial. Gravuras de Napoleão, combates e fotografia a preto e branco com senhoras burguesas vestidas à época, e do século XVIII, marcado pela Revolução Francesa e pelo Iluminismo; ilustração sobre comércio, do século XV onde ressaltam os Descobrimentos Portugueses e a invenção da Imprensa, com mostra de gravuras de mapa antigo, da feitura de livros, e também do fim do Império Romano do Oriente; ilustração sobre a guerra civil no reinado de Dom Dinis, no século XIV; o século XIII, marcadamente gótico, caracterizado pelas universidades e pela construção das grandes catedrais,pelas Cruzadas e Capitalismo; ilustrações sobre estes temas; esquadra naval, almocreves com burros saem de castelo para fazerem negócio, banqueiros, pintura sobre a ordem religiosa dos Franciscanos, estátua de Santo António; pinturas sobre batalhas para ilustração das Cruzadas, no século XII, gravuras de São Bernardo, fundador da Ordem de Cister; gravuras sobre batalhas que marcam o século VIII. 13m05: Busto de pedra do Imperador César Augusto, do século I; exterior do Museu Nacional de Arqueologia; interior com exposição de vários artefactos em pedra; destaque para uma biface, vaso cerâmico mais antigo em Portugal; peças de ourivesaria do tesouro da Herdade dos Álamos; vários painéis de mosaicos romanos; plano pormenorizado de uma estátua de Ápolo sem cabeça e sem braços, descoberta no Algarve. Sequência de fotografias de cidade com arranha-céus, de antena parabólica, de corretores da bolsa em serviço, de distribuição de leite a crianças africanas, armazém cheio de produtos alimentares, de investigador a trabalhar, de interior de fábrica, de bebé africano a chorar junto a tigela; cadáver de africano no chão; porto com paquetes atracados, carro de luxo e bairro de favelas, para contrapor a riqueza e abundância à pobreza extrema; pintura sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem, ideário da Revolução Francesa; fotografia de mineiros africanos e de trabalhadores em pedreira sem condições de trabalho, montagem fotográfica com grupo de vários rostos de várias raças e etnias. Quadro retratando o período da peste negra contraposto a fotografia atual de doente com sida. 24m30: Fotografias de vários vírus, de mulher a injectar-se num pé, com estupefacientes, de investigadores a trabalharem em laboratório, de cenário de guerra, de soldados iranianos armados, de prédio urbano destruído por bomba, reunião da ONU e de helicóptero militar.