Assinatura do acordo de paz entre o Governo de Angola e a UNITA

00:42:12

Lisboa, Palácio das Necessidades, assinatura do acordo de paz entre o Governo de Angola e a UNITA, com intermediação de Portugal, Estados Unidos da América (EUA) e União Soviética (URSS).

  • Nome do Programa: TELEJORNAL
  • Nome da série: TELEJORNAL
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: João de Deus Pinheiro, José Manuel Durão Barroso, Lopo do Nascimento, Jeremias Calandula Chitunda, Aníbal Cavaco Silva, José Eduardo dos Santos, Jonas Savimbi, James Baker, Javier Pérez de Cuéllar, Yoweri Museveni, António Monteiro, Dom Alexandre do Nascimento, Alexander Bessmertnykh
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

João de Deus Pinheiro, Ministro dos Negócios Estrangeiros, sentado ao lado de Durão Barroso, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e dos Chefes das delegações angolanas para a paz Lopo do Nascimento, Governo de Angola, e Jeremias Calandula Chitunda, UNITA; João de Deus Pinheiro conversa com Durão Barroso. 04m29: Entrada dos participantes na mesa de assinatura do acordo: Cavaco Silva, Primeiro-Ministro, José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola, Jonas Savimbi, Presidente da UNITA, James Baker, Secretário de Estado dos EUA, e Alexander Bessmertnykh, Ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS; Cavaco Silva dá as boas vindas às delegações, convidando-as a assinarem os acordos de paz; José Eduardo dos Santos e Jonas Savimbi assinam os acordos. 07m29: Aperto de mão entre José Eduardo dos Santos e Savimbi após um momento de hesitação de ambos. 08m15: Discurso de Cavaco Silva no qual enuncia os objectivos do acordo de paz, realça o papel mediador de Portugal, EUA e URSS, espera que este processo seja um exemplo para os restantes países africanos que têm conflitos militares, desejando ainda que as forças políticas angolanas consigam manter a paz. 17m00: Discurso de José Eduardo dos Santos no qual considera ser o início de uma nova era para o povo angolano, recordando as vítimas da guerra civil; deseja que outros países africanos alcancem a paz e agradece a intervenção dos governos mediadores neste processo. 23m03: Discurso de Jonas Savimbi no qual agradece o empenho das partes envolvidas, em especial a Durão Barroso e aos Chefes das delegações angolanas, afirmando ainda que "as armas já não têm razão de ser"; Yoweri Museveni, Presidente da Organização da Unidade Africana, e Pérez de Cuéllar, Secretário-Geral da ONU, assistem à cerimónia. 27m18: Discurso em inglês de James Baker no qual elogia a coragem dos líderes angolanos para ultrapassar a destruição e implantar a democracia, agradecendo igualmente a perseverança do governo português e a acção de Pérez de Cuéllar; destaca ainda o papel activo que os EUA vão desempenhar para assegurar a paz em Angola. 33m07: Discurso em russo de Alexander Bessmertnykh. 37m07: Intervenção de António Monteiro, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, na qual refere os nomes dos membros que vão constituir a Comissão Conjunta Político-Militar para a paz em Angola. 38m21: Intervenção de Cavaco Silva na qual volta a desejar felicidades ao povo angolano; fotografia de conjunto com a participação de Cavaco Silva, Jonas Savimbi, José Eduardo dos Santos, Alexander Bessmertnykh, James Baker, Pérez de Cuéllar e Yoweri Museveni, juntando-se posteriormente João de Deus Pinheiro e Durão Barroso; cumprimentos entre os presentes; Dom Alexandre do Nascimento, Bispo de Luanda, cumprimenta os líderes angolanos e Cavaco Silva.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .