Às Vezes Custa

00:26:00

A arte xávega na Nazaré pela Companha do Arrais António Galego, e o contributo das mulheres para a prática desta pesca artesanal.

  • Nome do Programa: Às Vezes Custa
  • Nome da série: Mar Limiar
  • Locais: Nazaré
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realizador: Ricardo Costa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Mulheres ajudam os pescadores a puxar as redes do mar; pescadores observam o peixe capturado e enrolam a corda; mulheres com sete saias sentadas na areia e peixeira a levar rede com peixe para junto do grupo; pescadores transportam ao ombro bóias e varas com as redes, colocam-nas em carro de mão e empurram-no no passeio; barcos alinhados na praia; pescadores preparam as redes para a faina, colocam-nas no barco, empurram o barco para a água, entram no barco e remam; vista da embarcação no mar. 29m50: Pescadores lançam a rede ao mar e remam para a praia; barco na rebentação; junta de bois puxa o barco "Deus te Salve Lusitano" para o areal; pescador enrola a corda no barco; peixeiras fazem croché e conversam sentadas na areia; peixeira dirige-se para junto do grupo e senta-se; pescadores conversam sentados na areia e recolhem a rede. 35m03: Peixeiras caminham na areia e ajudam os pescadores a recolher a rede; peixe salta na rede; pescadores enrolam as redes, transportam-nas em varas, empurram carro de mão, retiram as redes do carro e colocam-nas no barco; peixeiras e crianças caminham pela rua; montra com bonecas nazarenas; mulher com traje tradicional à porta da loja; tractor puxa barco para a água; pescadores empurram o barco, entram no barco e remam. 40m34: Em casa, mulheres preparam refeição e lavam a loiça; mulher conversa com o filho sobre a escola; barco junto à rebentação a partir da praia; pescadores saem do barco; tractor puxa barco com criança na proa; pescadores enrolam a corda do barco, separam o peixe e comem refeição em casa junto da família. 45m04: Pescadores consertam rede e desbastam vara; varas dispostas na areia; peixeiras fazem croché sentadas na praia enquanto conversam; homens e mulheres recolhem a rede; peixes debatem-se na rede.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .