As Lágrimas Amargas da Amazónia – Parte I

00:20:44

Primeira parte do programa de informação com reportagem do jornalista Alberto Serra, sobre as condições de vida e trabalho dos seringueiros da floresta da Amazónia no Brasil, e as consequências da desflorestação na região.

  • Nome do Programa: As Lágrimas Amargas da Amazónia
  • Nome da série: Reportagem
  • Locais: Brasil
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Alberto Serra. Colaboração: Renata Varela. Produção: Ana Pitas.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Imagens noturnas e diurnas de seringueiro, em Acre, na Amazónia, abre veios numa árvore seringueira para extração da seiva leitosa (látex: matéria prima com a qual se fabrica a borracha) e fases da extração do leite alternado com depoimento de João Pereira, seringueiro. 08m04: Xapuri, ajudantes preparam equipamento para expedição através da selva e consultam mapa da região; manada de vacas brancas; elementos da expedição, devidamente preparados, atravessam o mato; paragem para descanso; plano próximo de braço e mão de expedicionário; rosto de crianças e idosos da região; vendedores de criação, alternativa mais lucrativa que a de seringueiro, transportam galinhas para vender na cidade; depoimento de José Ferreira, vendedor, e Maria Arnalda, desempregada; quotidiano de António Cândido, ex-companheiro de Xico Mendes, herói da luta contra os fazendeiros na década de 80; António Silva na sua habitação pobre; mulher lava a loiça; António Cândido relata as devastações florestais a que assistiu e o seu percurso na luta a favor da preservação da floresta; características da construção da casa; mulher toma banho. 16m25: Quotidiano de Francisco António, seringueiro, que se dedica à agricultura e criação de gado; mulher varre e trata da casa; pormenores da habitação rudimentar à base de material retirado da floresta; Francisco António testa motor avariado; declarações de Francisco António sobre as dificuldades da vida na floresta; gato lambe o pelo; manada de vacas a pastar. 19m19: Montados em mulas, seringueiros transportam o latex, através do mato até à fábrica; fases de transformação do latex em borracha, cujo produto final será enviado para a fábrica de pneus Pirelli; operários a trabalhar no interior de fábrica; depoimento de José Francisco, gerente de fábrica, sobre os baixos rendimentos dos seringueiros. 22m38: Pôr do sol na floresta; lareira com lume; rosto de criança e pormenores do interior da habitação do seringueiro; Zico Chicão, seringueiro, descansa em cama de rede, ao fim do dia; seringueiro acende transístor; família convive cantando música popular ao som de pandeireta, batuque e espécie de bandolim de 4 cordas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .