As Imagens Convenientes
Programa de caráter cultural dedicado à arte portuguesa do século XX, com destaque para segunda geração de artistas portugueses associados ao movimento cultural do modernismo cuja atividade artística se diversifica pela pintura, desenho, ilustração, azulejaria e tapeçaria.
Resumo Analítico
Planos de mãos a pintar quadro e a desenhar, autorretrato de Mário Eloy, pintor, fotografias de António Ferro, dirigente do Secretariado da Propaganda Nacional, e de António de Oliveira Salazar, presidente do Conselho de Ministros, depoimento de Rui Mário Gonçalves, crítico de arte, sobre António Ferro, obras de Mário Eloy e Júlio, imagens de arquivo, a preto e branco, de entrevista a Júlio, nome artístico do pintor Júlio Reis Pereira, sobre as influências de artistas internacionais e de Paris na sua obra e as exposições coletivas em que participou, pinturas e desenhos de Júlio. Ribeira do Porto, quadros de Dominguez Alvarez, vista panorâmica de Lisboa, imagens de arquivo de Carlos Botelho, artista, a pintar no seu atelier, pinturas e de entrevista ao artista sobre o seu método de trabalho, vistas gerais de Silves, fotografias, ilustrações, desenhos e pinturas de Bernardo Marques, pintor. Fotografia e pinturas de Sarah Afonso, nome artístico da pintora Sara Sancha Afonso, vista geral do Porto e do Santuário de Fátima, painéis de azulejo constituintes da Via Sacra do santuário pintados por Lino António, pinturas de Augusto Gomes, imagens de arquivo de entrevista a Augusto Gomes sobre a relação da sua obra gráfica e a pictórica, arte portuguesa nos anos 30 e 40 e a política de espírito desenvolvida por António Ferro ilustrada com fotografias de exposições e pinturas. Pinturas de Estrela Faria, pintora, imagens de arquivo, a preto e branco, de mulheres a tear manualmente tapeçarias do pintor Guilherme Camarinha, autorretrato e desenhos de José Tagarro, pintor, desenhos de Maria Keil, pintora, Luís Dourdil, pintor, a trabalhar no seu atelier e refere as temáticas abordadas na sua obra, quadros de Luís Dourdil. Imagens de arquivo, a preto e branco, de pessoas a celebrar nas ruas o final da II Guerra Mundial, depoimento de Rui Mário Gonçalves sobre a influência ocidental que afetou Portugal em meados do século XX, a forma como Oliveira Salazar lidou com a política cultural, a saída de António Ferro do Secretariado Nacional de Informação em 1950, vista aérea da Avenida da Liberdade em Lisboa, quadros de António Pedro e de António Dacosta alternado com imagens, a preto e branco, alusivas ao final da guerra de pessoas a cumprimentar soldados.