As Dificuldades de Circulação dos Autocarros
Programa sobre o trânsito em Lisboa, destacando o excesso de automóveis que dificulta a circulação dos autocarros da Carris, e apontando possíveis soluções para o problema, bem como a anterior destruição da rede de carros elétricos, um transporte não poluente mas a necessitar de reabilitação.
Resumo Analítico
Fernando Belo, jornalista, entrevista passageiros que se encontram em paragens de autocarros sobre o trajecto que vão seguir, a duração do mesmo, o atraso dos transportes devido ao congestionamento do trânsito e o uso excessivo do automóvel; cartão "De Autocarro se Vai ao Longe"; Fernando Belo fala do problema dos engarrafamentos em Lisboa e entrevista (em off) Leonor Coutinho, Directora da Carris, sobre os factores de desenvolvimento da cidade associados ao engarrafamento automóvel, ilustrada com engarrafamento. Santo António dos Cavaleiros, em Loures: Fernando Melo entrevista proprietário de estabelecimento comercial sobre a razão da existência de apenas um café na localidade, as actividades comerciais aí desenvolvidas e o facto de as pessoas que residem no local trabalharem maioritariamente em Lisboa e se deslocarem de automóvel; declarações de Leonor Coutinho sobre a crescente dependências dos transportes, o aumento dos valores do aluguer de andares de habitação e a especulação sobre os terrenos, nomeadamente em zonas periféricas, ilustradas com edifícios para escritórios, placas de venda de andares para escritórios e habitação, prédios em construção em Santo António dos Cavaleiros. Fernando Melo entrevista motorista da Carris sobre a razão de a circulação dos autocarros ser lenta; declarações de Leonor Coutinho sobre o espaço ocupado pela deslocação automóvel comparativamente ao dos autocarros, a falta de planeamento e a prioridade dada ao carro particular pelo governo anterior e o facto de os autocarros transportarem cada vez menos pessoas, ilustradas com engarrafamentos no Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade, veículos e automóveis a circular, carris do eléctrico a partir de veículo em movimento, passageiros a apanhar autocarro. Declarações de motoristas da Carris sobre a insatisfação dos passageiros e os insultos por estes dirigidos, ilustradas com engarrafamento; declarações de Leonor Coutinho (em off) sobre as consequências de tal situação para os passageiros e para os trabalhadores das empresas de transportes, as deficiências do sector e a falta de rentabilidade do mesmo, ilustradas com engarrafamentos, passageiros na fila da paragem do autocarro, autocarros e veículos a circular. Declarações de Leonor Coutinho sobre as entidades que lucram com a situação, o facto de o problema ser semelhante nas cidades capitalistas e o investimento público que aí se faz devido aos engarrafamentos, dando o exemplo de Paris, França, ilustradas com veículos a circular no Marquês de Pombal, loja para alugar, prédio em construção, frase de protesto acerca do arrendamento escrita numa parede, automóveis estacionados, condutor a abastecer em gasolineira. Declarações de passageiros que se encontram em paragens de autocarro, nomeadamente no Marquês de Pombal, sobre os locais de trabalho e residência e o tempo que demoram na deslocação; declarações de Leonor Coutinho sobre o tempo perdido na deslocação, ilustradas com passageiros a entrar em autocarro. Leonor Coutinho mostra num quadro o número de passageiros transportados diariamente em Lisboa em carro particular, táxi e transportes colectivos em hora de ponta e restante períodos do dia, e o número de passageiros transportados por cada autocarro em hora de ponta, explicando que os autocarros circulam sempre cheios, originando filas de espera, ilustradas com passageiros a apanhar um autocarro. Declarações de motoristas da Carris sobre a demorada espera dos passageiros nas paragens e a necessidade de se dar prioridade aos transportes públicos, intercaladas com declarações de Leonor Coutinho sobre a diminuição do número de eléctricos e a possibilidade de se construir uma nova rede, ilustradas com fumo a sair do tubo de escape de autocarro, veículos e eléctricos a circular, carris do eléctrico. Leonor Coutinho aponta algumas soluções para o aumento da velocidade média de circulação dos autocarros: criação de faixas e ruas próprias, retirar os autocarros de ruas em que circulam muito lentamente, estabelecimento de uma política de fiscalização do estacionamento automóvel, escalonamento dos horários de entrada e saída dos trabalhadores e aumento do número de autocarros, ilustradas com autocarros e veículos a circular, automóveis estacionados na Avenida da Liberdade; cemitérios de autocarros: declarações de motoristas da Carris (em off) sobre o facto de os autocarros que aí se encontram serem recentes e não terem tido um tratamento adequado. Declarações de Leonor Coutinho sobre o elevado custo da construção de auto-estradas comparativamente ao investimento em frotas de autocarros, ilustradas com veículos a circular; declarações de motorista da Carris sobre o mau estacionamento de automóveis junto das paragens, a actuação discreta da polícia, o comodismo dos condutores, as consequências que daí advêm para a circulação dos autocarros e consequente incumprimento de horários, ilustradas com veículos mal estacionados junto de paragens.