As Árvores da Cortiça

00:25:00

Um programa dedicado à produção agrícola do sobreiro e à exploração industrial da cortiça. As diversas formas de utilização desta matéria-prima em áreas tão distintas como a construção civil, a decoração ou a indústria garrafeira. Portugal é responsável por mais de metade da cortiça produzida a nível mundial, e como tal esta tem uma enorme importância na economia do país.

  • Nome do Programa: As Árvores da Cortiça
  • Nome da série: Matas, Bosques e Brenhas: Florestas Portuguesas
  • Personalidades: João Filipe Flores Bugalho
  • Temas: Ambiente e Energia, Economia e Finanças
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor e apresentador: João F. Flores Bugalho Produtor e Realizador: Hélder Mendes
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

João F. Flores Bugalho retira rolha de cortiça de garrafa de espumante, introduzindo o tema do programa, relembrando que a rolha é produzida a partir Da casca do sobreiro denominada cortiça. 03m41: Área de terreno vedada com vedação de arame; grupo de mulheres apanham landes, depois de seleccionas e ensacadas são armazenadas com vista a servirem de semente para os futuros sobreiros. Processo de sementeira e plantação de sobreiros; tiragem de cortiça; operários com machada retiram pranchas de cortiça de sobreiros. Declarações de Miguel Telles Branco, EQUIPAR sobre os processo comercial da industria da cortiça. Camião transporta cortiça. 08m22: Unidade fabril EQUIPAR, depósito com montes de cortiça; tractores e camiões descarregam cortiça. Pranchas de cortiça passam pelo primeiro processo, cozedura com a finalidade de as tornar planas, posteriormente são seleccionadas e cortadas. Empilhadora carrega camião. Pranchas de cortiça com defeitos provocados por insectos e outros factores prejudiciais ao sobreiro. Fardos de pranchas são cortados com a finalidade do fabrico de rolhas. Fabrico de rolhas de cortiça; rolhas são seleccionadas e classificadas de acordo com as suas características. 12m10: António A. Gonçalves Ferreira, EQUIPAR fala da necessidade dos produtos a partir da cortiça e a origem da empresa corticeira EQUIPAR. 12m52: Interior de fábrica de cortiça, funcionários em laboração, vários processos de fabrico de rolhas, controlo técnico elaborado com a utilização de meios informáticos. Garrafas de vinho engarrafadas com rolhas de cortiça. 14m39: Modesto Pires Junqueira, ESCANÇÃO fala das características adequadas para a rolha de engarrafamento utilizadas em garrafas de vinho. Demonstração da abertura de uma garrafa de vinho a fogo; verificação da limpidez e prova de vinho. 17m40: Funcionárias laminam pranchas de cortiça, após vários processos de selecção e controlo de qualidade dão origem a pequenos discos que juntamente com granulado de cortiça, fabricam as rolhas utilizadas nas garrafas de espumante. Linha de engarrafamento de espumante; garrafas de espumante das caves aliança empilhadas. 22m44: Exterior de fábrica de cortiça, retro escavadora amontoa pequenos pedaços de cortiça, após sua moagem são prensados dando origem a painéis de aglomerados de cortiça. Placas de corticite, interior de biblioteca. Vários tipos de placas de cortiça armazenadas. Interior de loja e café com revestimento a corticite.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .