As Armas e os Barões Assinalados

00:25:00

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à vida e obra de Luís de Camões, figura proeminente da cultura portuguesa e de renome internacional.

  • Nome do Programa: As Armas e os Barões Assinalados
  • Nome da série: A Alma e a Gente IX
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Monumento a Camões, com destaque para a figura de Camões em bronze num pedestal rodeado por oito estátuas (onde estão representados vultos notáveis da cultura e das letras: o historiador Fernão Lopes, o cosmógrafo Pedro Nunes, o cronista Gomes Eanes de Azurara, os historiadores João de Barros e Fernão Lopes de Castanheta e os poetas Vasco Mouzinho de Quevedo, Jerónimo Corte-Real e Francisco de Sá de Menezes), na Praça de Camões em Lisboa; capas dos livros "Vida ignorada de Camões", da autoria de José Hermano Saraiva e "Luís de Camões, Lírica Completa", três tomos; retrato a óleo de Camões acamado já no fim da vida e primeiras estrofes do poema da Canção Décima, que é uma autobiografia; escultura da loba a alimentar Rómulo e Remo, fundadores de Roma; pormenores do retrato de Camões da autoria de José Malhoa, pintura a óleo de Dona Violante de Andrade, Condessa de Linhares, a quem Camões servia e sua amada. 08m38: Exterior da casa rural em pedra na aldeia de Vilar de Nantes, concelho de Chaves, onde se diz ter nascido o poeta, e exterior da Casa do Paço do Conde Francisco de Noronha, em São Martinho do Bispo, vistas gerais, rio Mondego, e em frente a cidade de Coimbra; túmulo e lápide de Fernando Álvares de Andrade, pai de Dona Violante, no Museu do Carmo; retrato da Infanta Dona Isabel e do Imperador Carlos V, cujo dote foi tratado pelo pai de Dona Violante o que lhe valeu o título de Dama, a que Camões faz inúmeras referências; destaque para amendoeiras em flor, comentários sobre a paixão que Camões nutriu por Dona Joana, filha mais velha de Dona Violante, devido às semelhanças com a mãe. 16m04: Vista da prisão de Punhete, atual Constância, junto ao Tejo, onde Camões esteve preso, e de Constância, pormenores da estátua de homenagem a Camões, da autoria do mestre Lagoa Henriques, ao lado do jardim Horto Camoniano; retrato de Camões por Fernão Gomes, em cópia de Luís de Resende; relato da nomeação do Conde de Linhares para Embaixador em Paris para tratar do problema dos navios portugueses que vinham da Índia com especiarias e que eram capturados pela Armada francesa, gravura dos navios portugueses; mar com ondas ao entardecer, após a demissão como escudeiro dos Noronhas, Camões vai prestar serviço militar em Ceuta. 20m21: Pintura de «Camões na Gruta de Macau», da autoria de Francisco Augusto de Metrass, gravura de combate naval para explicar a cegueira do poeta, ilustração de Camões na prisão de Goa, em pintura anónima de 1556, antiga cama de tortura pela qual passou o poeta e que lhe valeu várias deficiências e uso de muletas, várias gravuras de Camões. 23m20: Exterior da Sé de Lisboa, capa dos "Lusíadas", com impressão de 1575; túmulo de Camões no Mosteiro dos Jerónimos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .