Aposta em Novos Cantores – Parte I
Primeira parte do programa apresentado por Margarida Mercês de Mello sobre a aposta nos novos cantores nacionais por parte das editoras discográficas, empresários e produtores musicais, o tipo de música que apoiam e as play-list na rádio que limitam a divulgação de novos artistas. Convidados: Francisco Vasconcelos, Director-Geral da Valentim de Carvalho, António Miguel Guimarães, empresário, Carlos Sousa, director da Editora Vidisco, Amândio Bastos, engenheiro de som e produtor discográfico, Paulo Gonzo e Emanuel, cantores, Henrique Amaro, apresentador e realizador de rádio.
Resumo Analítico
Margarida Mercês de Mello introduz o tema do programa e apresenta os convidados; conversa com Francisco Vasconcelos sobre os artistas em que apostou e que tiveram sucesso (Rui Veloso, GNR, etc); António Miguel Guimarães sobre o seu trabalho com o grupo Trovante e as novas profissões relacionadas com a carreira dos artistas; 11m42: conversa com Carlos Sousa sobre o tipo de música que apoia, a empresa Vidisco e o seu sucesso, intercalado com Francisco Vasconcelos que explica o que é o "fundo de catálogo"; conversa com Amândio Bastos sobre a sua carreira, a indústria discográfica em Portugal e a actividade de produtor musical; Carlos Sousa e Francisco Vasconcelos falam sobre a evolução da actividade de produtor musical; 20m40: intervenção telefónica; Francisco Vasconcelos comenta a intervenção (tratamento das cassetes recebidas nas editoras), assim como Carlos Sousa; conversa com Paulo Gonzo sobre o início da sua carreira, a sua profissão paralela, a importância da produção no sucesso de um disco e o seu novo disco, intercalado com comentários de Amândio Bastos sobre a evolução da produção e da indústria discográfica; 30m07: conversa com Emanuel sobre os seus discos de sucesso, a necessária preparação dos músicos para ter sucesso, o início da sua carreira e a canção "Pimba-pimba"; Henrique Amaro, apresentador e realizador de rádio, fala sobre o termo "pimba".