Antropologia e Arqueologia Industrial

00:25:42

Programa apresentado por Jorge Custódio sobre a interligação entre a antropologia e a arqueologia industrial.

  • Nome do Programa: Antropologia e Arqueologia Industrial
  • Nome da série: Arqueologia Industrial
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Jorge Custódio, Luísa Santos
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Jorge Custódio. Locução: Rui Branco. Texto: Jorge Custódio e Luísa Santos. Realização: Amilcar Lyra.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Iluminuras; gravura "A Terra Metálica", de Jorge Agrícola, sobre as técnicas antigas de extração de minério e fabrico do vidro. 01h23m21: Fotografias de operários em várias fábricas. 01h24m36: Antigas fábricas de papel Custódio Pais; secagem manual do papel; primeiras máquinas contínuas de produção de papel; Luísa Santos, especialista de arqueologia industrial do papel, explica o processo de secagem do papel no interior da fábrica; mulheres estendem folhas de cartão ao sol; gravuras do interior da fábrica em laboração; Luísa Santos explica o funcionamento da máquina de fabrico do papel; Abílio faz a demonstração do corte do papel; interior da fábrica de papel em laboração em Crestuma, mulher corta folhas de cartão num cilindro. 01h32m37: Paços Brandão, ruínas da Quinta do Engenho Novo, Jorge Custódio entrevista Luísa Santos, sobre o nome desta fábrica e o seu fundador com maquinarias novas "Pilas holandesas". 01h35m54: Gravuras do fabrico do vidro; interior de fábrica em laboração, fabrico de peças de vidro; imagens de arquivo alternadas com imagens atuais do fabrico de peças de vidro; fornos de lenha e arcas de tempero no interior da fábrica. 01h39m31: Marinha Grande, fábrica de vidro "Irmãos Guilherme e de Diogo Stephens"; peças em vidraça: homem com os pés descalços amassa o barro; moldagem à mão dos pedaços de barro; homens trabalham na lapidação e pintura do vidro; gravura; decoração de peças; homem a trabalhar peças de vidro, momento de soprar na fábrica do Casal da Areia; equipamentos eletrónicos; homem trabalha numa peça de vidro, corta com tesoura; gravura do século XIX do fabrico de vidro; colocação da asa num jarro. 01h45m18: Exterior da Real Fábrica da Marinha Grande.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .